Devir regressa dos mortos (outra vez)

A Devir voltou mais uma vez com zombies! O segundo volume de The Walking Dead já anda a aterrorizar por aí – ou pelo menos nas livrarias, na Bedeteca de Lisboa nem vê-los!

The Walking Dead começou como um “comic-book” mensal dos EUA, publicado pela Image desde 2003, que narra a história de um grupo de pessoas tentando sobreviver num mundo atingido por um apocalipse zombie. Já ganhou vários prémios nos EUA e a sua popularidade tem vindo a aumentar. Após a estreia no ano passado em Portugal no canal Fox da série de Zombies – The Walking Dead, a Devir decidiu lançar em português esta banda desenhada, fazendo dela o seu relançamento no mercado da bd.

A Devir é uma empresa brasileira cuja actividade principal são jogos (tipo Magic e afins) e que nos finais dos anos 90 decidiu investir na bd. Implantada em Portugal e Espanha, foi a responsável pela publicação de vários livros essêncialmente de bd norte-americana de super-heróis mas também alguns portugueses, dos quais destaca-se a Pior Banda do Mundo de José Carlos Fernandes. Desde que a gigante Panini consegui os direitos de venda da maior parte das editoras norte-americanas como a Marvel, a Devir deixou de ter protagonismo no mercado.

Uma nova estratégia parece entretanto no ar que não passa só por “Zombies Famosos da TV” mas também pela edição de “graphic novels”… E eis que temos também nas livrarias o Blankets do norte-americano Craig Thompson (o autor esteve no Festival de BD de Beja há três anos atrás). O livro é conhecido por ser um “tijolo” de 500 páginas que fez furor pelo mundo fora quando saiu em 2003, contando a história de crescimento do autor no interior da sua família cristã. Para muitos, Blankets é um livro de redenção e celebração da vida – considerada uma “obra-prima” e empapada em prémios da indústria dos “comics” – para outros é uma laranja enorme com pouco sumo por dentro.

Ainda assim, a edição deste livro é um passo ousado que esperamos que se torne num caminhar rotineiro num mercado que regrediu imenso nos últimos 8 anos.

Deixe um comentário

Filed under bd estrangeira, mercado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s