Jean Giraud / Moebius (1938-2012)

Faleceu este fim-de-semana por motivo de doença, o autor francês Jean Giraud mais conhecido pelo pseudónimo Moebius.

O autor é conhecido pelo desdobramento de personalidades e de obras. De um lado o “Dr. Jean Giraud” conhecido pelo o seu traço realista e trabalho em “westerns” sendo a série Blueberry a mais conhecida, co-autoria com Jean-Michel Charlier (1924-1989). E “Mister Moebius” é ficção científica, erro e loucura. Sou uma ponte: o único desenhador que fez bd do regime antigo, mais a nova bd e que continua. Sou um fenómeno. I am a bridge – afirma na sua autobiografia e com razão.

Curiosamente o desdobramento acontece em 1963 ao mesmo tempo que Jean Giraud começa a ter uma carreira segura e Moebius arrisca os primeiros trabalhos na revista Hari-Kiri. Foi um homem que procurava a Iluminação, desde a sua “iniciação” no México – que incluiu a perda da virgindade e a experiência com “Erva” (marijuana) -, vegetarianismo, alimentação homeopata, misticismos e outros poemas, outra viagem ao México – desta vez com cogumelos à mistura -, uma vida partilhada numa comunidade cosmológica entre outras freaklhices de quem veio dos anos 60. 

O trabalho de Moebius é uma revelação onírica e um mundo de fantasia imitado até à exaustão. Tal como Robert Crumb – do outro lado do Atlântico – Moebius fez BDs em registo de escrita automática e sob efeitos de drogas. Foram pioneiras por não terem um argumento concebido ou a planificação típica da indústria de entertenimento. O Surrealismo entrava na bd…

Criou na metade dos anos 70 a revista Metal Hurlant com Druillet e Dionet. Dedicada à bd de Ficção Científica, os trabalhos geralmente eram caracterizado por virtuosismo gráfico e um namoro à contra-cultura, numa altura em que em França a BD começa a ganhar algum estatuto e um público mais sofisticado.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under obituário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s