Mais internacional do que nunca!

É a última Feira Laica Internacional e acaba com duas mãos cheias de autores estrangeiros a virem visitar a maior feira de edição independente em Portugal.

RavennamarcelO autor mais conhecido será o holandês Marcel Ruitjers  (foto à direita) que já foi publicado em Portugal e teve trabalho exposto na Bedeteca de Lisboa como a celebre exposição Honey Talks. É editor da revista Zone 5300 (alguns exemplares encontram-se na Bedeteca!) publicada em Roterdão, onde o autor reside.

A MMMNNNRRRG irá editar editar o seu livro Inferno, adaptação da Divina Comédia de Dante e que ganhou o melhor álbum de BD na Holanda em 2008. Ruijters terá a sua primeira exposição a solo na galeria da Mundo Fantasma (dias depois da Laica!), sendo feito para a ocasião uma serigrafia pelo Atelier Mike Goes West.

dansemacabre-7Outro nome que nos é conhecido é o alemão Dice Industries, «autor de BD (publicado em Portugal no Mesinha de Cabeceira), DJ, street artist, artista plástico e algo mais. É a segunda vez que nos visita (esteve presente na última edição da Laica) mas antes disso já tinha trabalho na exposição itinerante åbroïderij! HA! – International Graphic Arts Exhibition» – que inaugurou na Bedeteca de Lisboa! «Sobre o seu trabalho é bastante interessante esta entrevista feita pela Stress FM na sua primeira visita.»

 

Há mais repetentes: Mattias Elftorp (Suécia) e Martin Lam López (Peru / Espanha) que estiveram na 17ª Laica… «Elftorp é o artista / escritor anarquista da série pós-apocalíptica e cyberpunk Piracy is Liberation (…)Recentemente organizou a segunda edição do festival de BD Alt Com, em Malmö, dedicado ao tema “Sem Fronteiras”. Martin já foi publicado em algumas antogias da Chili Com Carne – no Boring Europa e no recente Invernoe é um activista incansável: ilustrador, autor de BD, distribuidor, impressor, editor e organizador do Tenderete cuja próxima edição é já 4 e 5 de Janeiro 2013!»

nordpol_edda_strobl

«Edda Strobl e Helmut Kaplan (Aústria) criaram a editora Tonto, numa primeira fase dedicada ao Rock complicada, depois à Electrónica experimental e por fim à BD. As antologias da Tonto são experiências de edição, cheio de conceitos e remisturas de imagens com uma originalidade que deverá ser reconhecida quando morrerem… Afinal a Aústria desde sempre que não liga pevas à BD. Acossados pouco a pouco o Tonto começa a fazer danos pela Sérvia, Alemanha, EUA e Portugal – no ano passado BDs deste dois autores foram publicadas no Boring Europa (Chili Com Carne). Será um contacto bastante recompensador para quem gosta de BD e queira a ver a dar novos passos!

 

David Sienra e Cristina Suárez (Espanha) fazem do Zulo Azul o seu selo editorial e atelier de serigrafia para afazer sair material gráfico variado: cartazes, zines, etc… Recentemente foram os culpados por terem co-organizadoo um Maravilhoso Encontro de Auto-Edição em Madrid, onde até esteve lá o Rudolfo a representar Portugal e isso…»

Deixe um comentário

Filed under acontecimentos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s