Pulas exploradores!

vumbi20130323
Sábado, 23 de Março, é o lançamento de Vumbi de Rita Carvalho, pela Plana Press, na Matéria Prima (na loja de Lisboa), a partir das 17h.
 
Vumbi é um mapa narrativo sobre a colonização do Congo―hoje República Democrática do Congo―pela Bélgica, na passagem do séc. XIX para o séc. XX.
Pretende-se lembrar o Holocausto decorrente da obsessão do rei Leopoldo II pelos recursos congoleses. Em nome da febre do marfim e da borracha destruíram-se aldeias e instalou-se um violento sistema de trabalho forçado, trazendo a morte e a doença a milhões de pessoas.
A resistência a tudo isto é representada por Twa Mwe, chefe kwango. Outros congoleses, como Nzanzu ou Kandolo, insurgir-se-iam contra tamanha injustiça, liderando movimentos de revolta no “État Indépendant du Congo”.
 
Rita Carvalho (Porto, 1978) é ilustradora e designer gráfica. Gosta de narrativas gráficas, de estórias e de História. Está neste momento a fazer doutoramento sobre ilustração colonial portuguesa. Vive e trabalha em Lisboa.
 
Curiosa concidência que os projectos editoriais mais interessantes de Lisboa e Porto tenham escolhido África como tema para as  suas mais recentes publicações.

Deixe um comentário

Filed under acontecimentos, ilustração

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s