Sim! Tirem a #%$&* do Yellow Kid do pedestral!

article_558e662347854adf_1372029949_9j-4aaqsk

The Glasgow Looking Glass data de 1825 pela mão do escocês  PA Wire – ou seja tira o mérito  de inventor da BD a Rodolphe Töpffer por míseros dois anos – e será um tema que irá incendiar o International Graphic Novel and International Bande Dessinee Society Joint Conference 2013 a decorrer na Universidade de Glasgow esta semana.

Fonte: ITV

Quanto ao #%$&* no título do “post” é apenas uma pequena raiva a uma infeliz combinação que alguns cromos da BD fizeram ao atribuírem uma celebração dos “100 anos da BD” (em 1996) usando como marco histórico a criação de Yellow Kid , criada em 1896 pelo norte-americano Richard F. Outcault.

A ideia de celebração através do Yellow kid é baseada em três suposições erradas:

1) pelo uso seminal do “balão da fala” – que não é verdade, já existiam noutras BDs vários balões de fala. O “balão” pode até ser uma técnica exclusiva da BD mas não lhe marca nascimento, senão só podiamos considerar cinema que fosse a cores e sem ser mudo…

2) por ser a primeira personagem fixa em BD – então só pode haver cinema se houver um Charlot ou um Rambo, e claro que é também um facto errado por causa de Max und Morritz (1865) do alemão Wilhelm Busch

3) por ser a primeira personagem / série com grande popularidade – eventualmente se considerarmos que “algo” só tem distinção histórica a partir da sua massificação, nesse caso podemos ir buscar o “nosso” Raphael Bordallo Pinheiro que tanto jornal e revista editou na sua vida!

Deixe um comentário

Filed under bd estrangeira, referência

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s