Deveria ser às quintas… (II)

malo_pt_01_big

E é mesmo às Quintas que chegam as novidades! Só que a semana passada é que a Bedeteca de Lisboa / Biblioteca dos Olivais ficaram sem acesso à Internet (e sistema informático da gestão do acervo) por causa das obras de um quiosque! Por isso dois grandes “clássicos modernos” só agora é que foram descobertos por nós!

Há semelhanças e distâncias nestas duas edições. Ambas animam pedaços de História perdida, especialmente nesta área pouco considerada que é o cartoon e a banda desenhada; e ambos tem um formato quadrado porreiro… Só que enquanto a edição de He Done Her Wrong de Milt Gross (1895-1953) é bem capaz de ser a melhor edição mundial da obra – estranhamente a Bedeteca recebeu a versão espanhola invés da portuguesa sabe-se lá porquê… – graças aos esforços fantásticos de Manuel Caldas, já Fernando Correia Dias – Um pioneiro do Modernismo por Osvaldo Macedo de Sousa é a típica javardice de edição que acompanha este investigador imparável do mundo do cartoon e caricatura com mais de 100 livros editados.

CD1

Em 2012 ainda haver livros com péssima escolhas de fonts e design, imagens pixelizadas, textos repetitivos, etc… é mesmo um desgosto especialmente quando Osvaldo de Sousa “encontrou” um autor incrível que é Correia Dias (1892-1935), modernista, artista gráfico e escultor esquecido cá em Portugal talvez por ter emigrado para o Brasil…

Ele foi mau pra ela é uma obra seleccionada para a Bedeteca Ideal. E não! Aquela reprodução de Correia Dias não é a capa do livro – a capa do livro usa esta imagem a laranja e vê-se mais pixel que num fanzine de Heavy Metal de 1993!

Deixe um comentário

Filed under acervo da bedeteca, bd estrangeira, cartoon, referência

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s