Um autor da Lx Comics ganha 500 paus!

franciscosousalobo

A Associação Chili Com Carne promoveu este mês um concurso interno de Banda Desenhada com prémio monetário de 500 Euros, e que sarcásticamente apelidou de Toma Lá 500 paus e faz uma BD! Numa altura em que a BD portuguesa masturba-se com prémios de BD inócuos, uma iniciativa deste tipo é sem dúvida uma mais-valia.

O vencedor foi Francisco Sousa Lobo que se estreou precisamente há 10 anos na Lx Comics, colecção de novos autores editada pela Bedeteca de Lisboa, é capaz de ter feito o melhor número desta colecção. Não sabemos se fomos nós que o perdemos de vista ou se o autor “desapareceu” entre esta fantástica estreia e o anúncio de dois livros novos dele – a editora fala em “romances gráficos”! – um a sair esta semana, O Desenhador Defunto e o vencedor do concurso a sair para o ano, O Cuidado dos Pássaros cujas algumas das páginas podem ser vistas na plataforma issuu.com. Talvez tenha demorado estes 10 anos a fazer estes novos livros quem sabe?

500tomafazbdApesar de ter sido um concurso interno – ou seja para sócios da Associação – parece-nos que seria fácil ser sócio da dita cuja. Também os regulamentos, temas (ou melhor, a sua ausência) e tipologia (pode ser um livro inteiro de autor como antologias de um autor ou vários) tornam o concurso muito interessante. A Chili Com Carne já em 1999 tinha promovido um concurso que resultou no livro Allen de Isabel Carvalho. Na altura o concurso justificava-se por falta de edição de livros de BD – geralmente os concursos de BD como o da BD Amadora, apenas premeiam os autores mas não resulta em publicação da(s) obra(s) vencedora(s). Este novo concurso parece-nos que quer compensar o autor não só com um prémio monetário mas também com a edição da obra vencedora, numa atitude justa e rara no mercado da BD portuguesa, pois sabemos que a maioria dos autores são extremamente mal-pagos pelos seus trabalhos editados, para não dizer que na maioria das vezes não recebem nenhuma remuneração!!!

Parabéns à Chili Com Carne pela iniciativa e já agora não se esqueçam de ir consultando a nossa página de concursos.

Deixe um comentário

Filed under bd portuguesa, concursos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s