Quinta dos portugueses

Chegou Quinta e chegaram as novidades à Bedeteca de Lisboa, curiosamente estas são todas sobre “BD e música” e em português! De baixo para cima:

4216b46a3ae84135b87d9a8a42a2bc40Dead Combo : Soundfiles de Pedro Gonçalves e Trips é uma colectânea de tiras humorísticas em volta da famosa banda de “falso-western-spaghetti-fado” para comemorar os 10 anos da banda.  O formato é desconfortável (um horizontal em que parece que as páginas caiem), o papel é fininho (já sabemos porque caem as folhas, não?), as tiras pouca piada têm e para não dizer que foi lançado pela Chiado Editora que é uma “vanity-press”. O que ainda safa é o grafismo do Trips, um artista gráfico ímpar em Portugal,… E por que raios está em “novas tendências”?

b9752aa7de3744debd76305c119e44f3Pop Dell’Arte de Fernando Martins é daqueles livros com um disco que vinham com os jornais. Faz parte da colecção Pop Rock PortuguêsAvanti! Uma obra de estética “gay-chic” dividido entre um relato autobiográfico do autor e a sua relação com a banda e algumas adaptações das letras da banda em ilustrações. Infelizmente o que chegou à Bedeteca, como a maior parte deles desta colecção, é só o livro, sem o CD. Suspeitamos que estes exemplares devem vir do Depósito Legal (exemplares que chegam através da Biblioteca Nacional) antes de irem ser colocados os CDs dentro do livro. Que pena!

9c8435ed01a8484ebf83e24d94529c22 – O Fado Ilustrado de Jorge Miguel, editado pela Plátano, é um álbum tradicional à “franco-belga” interessante e com qualidade para “todo o público” para propagar as raízes do fado embora mais facilmente se obtenha um retrato da época do que uma história do fado… Apesar de não se falar em fado anarquista, há referências a anarquistas, à Carbonária, aos Vencidos da Vida, ao Grupo do Leão, a Ramalho Ortigão, Eça de Queirós, José Malhoa,…

797a8a2575df42589b5a7b429c160d77Doom Mountain #1 nada têm haver com bandas portuguesas mas vê-se que o autor Zé Burnay é fã de bandas de Stoner Rock – Sleep, anyone!? Os tipos lá da Bedeteca têm esta edição só para consulta (não se pode levar para casa raios!!!) porque trata-se de um zine armado em comic-book… A BD principal conta uma história de zombies infectados pelo “power” da ganza. Mais divertido e bem desenhado não se poderia ter. Isto sim é entertenimento, quando sai o número 2, godamit!?

Deixe um comentário

Filed under acervo da bedeteca, bd portuguesa, zines

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s