Portuguese Small Press Yearbook 2013

1463423_647698791941509_1115785608_n

Como anunciado aqui, já foi lançado o Portuguese Small Press Yearbook 2013 relativo a edição independente (que inclui livros de artistas, fanzines, zines e outros mutantes) publicados entre Junho 2012 a Junho 2013 em Portugal MAS ele vai ser lançado outra vez (em Lisboa) na Sexta-Feira, dia 22, às 20h na Oficina do Cego.

Um exemplar deste livro já chegou à Bedeteca de Lisboa de forma muito superficial topamos que se falam de lojas onde se podem encontrar edição independente, sobre arquivos (onde se referencia a Bedeteca de Lisboa!) e claro a bibliografia propriamente dita dos livros editados no citado período de tempo. O livro é trilingue que é para chegar aos arrogantes dos franceses e aos pedantes dos ingleses. Boa iniciativa!

E já agora, transcrevermos o que se diz da Bedeteca: A Bedeteca de Lisboa é um equipamento da Rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa (BLX) da Câmara Municipal de Lisboa. Criada em 1996 pelo Dr. João Soares, teve uma actividade bastante dinâmica entre 1996 e 2005, programada pelos directores João Paulo Cotrim (1996-2002) e Rosa Barreto (2002-2010) com o apoio de Marcos Farrajota (desde 2000). Também organizou ou apoiou iniciativas de edição alternativa como Feiras de Fanzines, o “Zalão de Danda Besenhada”, a visita do colectivo Le Dernier Cri (França), da retrospectiva e despedida do zine Succedâneo e várias edições da Feira Laica nos verões, entre 2005 e 2011.
A Bedeteca tem um acervo de fanzines, zines e livros de autor bastante interessante, que vai, por exemplo, desde os fanzines dos anos 70 (do Fernando Relvas) até livros em serigrafia feitos neste milénio (André Lemos). Esta colecção está vocacionada para publicações que editem ilustração, BD e que tratem sobre BD (ex.: Nemo), sobretudo portuguesa mas inevitávelmente poderão encontrar publicações de toda a parte do mundo (França. EUA, Finlândia, Brasil, Sérvia,…) e publicações que incluem BD ou ilustração nas suas páginas – como o fanzine Zundap.
A colecção está acessível ao público no horário normal da Biblioteca dos Olivais, na sala de reservados, ou seja, ao contrário de outras edições que se encontram na Bedeteca ou nas BLX para empréstimo, esta colecção só pode ser consultada localmente devido à fragilidade e às tiragens reduzidas deste tipo de publicações. Esta colecção está ainda a ser catalogada sendo possível consultar a base de dados em linha das BLX em catalogolx.cm-lisboa.pt.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under acervo da bedeteca, referência, zines

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s