Quinta Literária

Uma Quinta-Feira das Novidades na Bedeteca de Lisboa pobre… quer dizer, sem “bonecada”, ou melhor com pouca bonecada porque só chegou o livro As Ruas da Cidade mas também os Campos (&etc; 2001)  de Henrique Ruivo cuja capa (e um ex-libris) é ilustrada pelo filho André Ruivo.

É engraçado que a Bedeteca tem uma espécie de vingança do chinés nas suas estantes, isto é, enquanto que a Banda Desenhada em maior parte das bibliotecas do nosso país está confinada a uma ou duas prateleiras com meia-duzia de álbuns de Astérixes e Spirous, na Bedeteca o mesmo acontece com a literatura – existe só uma prateleira para “livros de texto” (excluímos aqui obras de referência) MAS pelo menos a selecção é muito boa: Alan Moore, David SoaresRamón Gómez de la Serna, Alejandro Jodorowsky, Franz Kafka, Neil Gaiman,… O que cola estes nomes tão díspares é a sua relação com a BD e ilustração, alguma é óbvia como é o caso de argumentistas de BD que escreveram livros de contos ou romances, outros é porque são ilustrados (A metamorfose ilustrada pelo Pedro Nora). “Os Ruivos” deverão lá parar, claro está. Ainda assim, querendo novidades gráficas resta-nos ir aqui:

edita2014

Repete-se a Edita em Lisboa, evento de Edição Independente mas mais virado para a Poesia e que já existe há 29 anos em Punta Umbria (Espanha) promete este ano ter mais editores “gráficos” que o ano passado. Começa HOJE e vai até Sábado nas antigas instalações da Guilherme Cossoul (Santos).

Deixe um comentário

Filed under acervo da bedeteca, acontecimentos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s