Obra Perdida

emm__rico-nunes-2-DEP_EN_482

Emmerico Nunes – Obra Perdida foi uma das mais importantes de exposições gráficas que aconteceram o ano passado em Portugal, nomeadamente no Centro de Arte Moderna – Fundação Calouste Gulbenkian, cujo o respectivo catálogo chegou agora à Bedeteca de Lisboa. É um objecto titânico que teve uma tiragem limitada (e incompreensível) de 300 exemplares bem como um preço proíbitivo, e talvez seja por isso também que o catálogo não esteja para empréstimo mas só para consulta.

Sinopse da exposição: abarcando a melhor época da sua produção gráfica (a década de 1910), a exposição compreende, por outro lado, um importante conjunto de desenhos datados da década de 1920, igualmente destinados à revista alemã Meggendorfer Blätter (1888-1944), com a qual Emmerico Nunes assinaria um contrato de exclusividade em 1911, mas que na sua maioria foram executados em Portugal, para onde o artista regressaria em 1918.

Na obra do desenhador e ilustrador luso-alemão, a noção de percurso reveste uma importância capital e é exatamente a construção deste olhar que a presente exposição proporciona. Dividida em dez núcleos temáticos, reveladores das influências e das interferências que balizam a evolução de uma trajetória marcada pela biculturalidade ligada às suas origens e por uma constante migração entre vários países (França, Alemanha, Suíça, Portugal, Espanha), a exposição realça aquela que parece ter sido uma terceira via explorada por Emmerico, a de um grafismo próprio, situado para além dos registos académico, naturalista e modernista.

(…) Os cerca de quinhentos desenhos da coleção que aqui se apresenta, surgem agora como uma primeira verdadeira oportunidade para se iniciar uma leitura coerente da obra de um artista que, afinal, continua a ser um ilustre desconhecido no panorama artístico e historiográfico nacional.

Deixe um comentário

Filed under acervo da bedeteca, acontecimentos, cartoon

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s