Quinta imunda!

1c6319c03a464444989feba6a3fde707Nesta Quinta-Feira de Novidades na Bedeteca da Bedeteca veio uma pérola bizarra da edição nacional: A Paz no mundo (Inquérito; 2003), um livro de BD de Willem, que é inexplicável pela quase ausência de nibliografia portuguesa deste autor e pela horrível capa cortesia dos estúdios da Europa-América – a Inquérito deve ser uma filial da EA!

Pranchas de BD sobre conflitos bélicos entre a Segunda Guerra Mundial e a Segunda Guerra do Golfo, foram publicadas na Charlie Hebdo entre 2000 e 2001, mostram os horrores da Humanidade mas sobretudo a hipócrisia de todos os regimes – em que não “nos” escapamos com as referências a Angola, Moçambique e Timor Leste. O prefácio de Frédéric Barbe é bastante útil para perceber o trabalho deste autor de origem holandesa mas residente em França desde 1968 (bela data!) e da análise possível dos conflitos que nos esquecemos que existiram devido a outros mais mediáticos do Imperialismo Americano.

Willem foi o Presidente do Festival de BD de Angoulême deste ano e teve uma exposição retrospectiva no Hotel Saint Simon. Mais conhecido por cartunista ou de autor de BD humorista, com uma carreira de 50 anos, muitos esquecem-se que Willem foi um Provo (movimento de situacionistas holandeses) e “espião” na Charlie Mensuel – fabulosa revista de BD que existiu entre 1969 a 1981 e que continua a ser imbatível ao nível de Design gráfico e que também pode ser consultada na Bedeteca de Lisboa.

Deixe um comentário

Filed under acervo da bedeteca, bd estrangeira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s