Quinta Teatral

10235220130327122413778Afinal ainda há novidades às Quintas-Feiras na Bedeteca de Lisboa! A “silly-season” que espere… E que novidade! Um grosso volume intitulado Rafael Bordalo Pinheiro : imagens e memórias de teatro (Museu Bordalo Pinheiro + Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2013) de Maria Virgílio Cambraia Lopes.
Diz a sinopse: Na caricatura de imprensa de Rafael Bordalo Pinheiro o teatro é recorrente como tema e como metáfora da vida política e social. Profundo conhecedor da arte dos palcos, o caricaturista documenta aspectos da vida teatral de Oitocentos que os registos escritos são insusceptíveis de fornecer.
Pela mão de Rafael Bordalo, a imagem satírica torna-se também espectáculo, simultaneamente espelho e reflexo do mundo entendido como simulacro, no seu complexo jogo social de aparências e na performance dos respectivos «actores». No incessante espectáculo humano que a caricatura bordaliana representa e encena, a vida social e política do país é entendida como uma construção precária, que se vai refazendo de forma muito pouco inventiva, no seio de uma crise permanente e numa instabilidade política, em que a elite, nos mais diversos quadrantes, se mostra incapaz de enfrentar com visão de futuro os novos tempos.

Deixe um comentário

Filed under acervo da bedeteca, referência

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s