Quinta das curtas

91d26bf044394742b19f9017e6e8fdf0Nesta Quinta-Feira que chegam “novidades” à Bedeteca de Lisboa apareceram dois livros curiosos que se encontram por serem antologias de BDs curtas dos seus autores, sobretudo num registo de “slice of life”.

Cramps and Strains do finlandês Pauli Kallio junta várias BDs escritas por si  para vários ilustradores alguns conhecidos como Kati Kovács (“a Robert finlandesa”), Pentti Otsamo  ou Ville Pirinen… Estamos em 1996 e viria mais tarde a loucura da BD finlandesa mas já aqui percebe-se que existe energia no ar e vontade de apanhar mais público do que os 5 milhões de “suomis” (a publicação está toda redigida em inglês).

2b61ee05114a433f9ca2b6aeaab1da83Quanto A Saltos do espanhol Juan Berrio recolhe BDs espalhadas entre 2000 e 2002. São cinco histórias de amor e relações humanas contadas com mestria de quem sabe usar a linguagem da BD sem medo e com engenho. As cinco histórias não têm uma coerência gráfica e formal, cada uma parece uma experiência nova do autor. O que as une é a forma como Berrio consegue-nos comover com banalidades do quotidiano. Cada “boneco” dele parece que é mesmo uma pessoa que existe por ai a tomar um café, a discutir, a chorar, a beijar, a ler, a foder, a rir, a viajar…

Deixe um comentário

Filed under acervo da bedeteca, bd estrangeira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s