O novo ex-libris da Bedeteca de Lisboa?

baioneta

Descobrimos a revista francesa La Baïonnette na Bedeteca de Lisboa! Os funcionários deste equipamento fartam-se de dizer que “ex-libris” da Bedeteca é a revista ABCzinho mas permitem-nos discordar, além de ser mais velha que ABCzinho, a La Baïonnette é uma publicação ilustrada lindíssima com autores magníficos como Bofa!

Publicada entre 1915 e 1920, destinava-se para os “poilus” (como eram conhecidos os soldados franceses) da Primeira Grande Guerra, muitos eram analfabetos mas é claro que percebiam as imagens patrióticas com os “boches” sempre a levarem a pior. Tanto que percebiam que quando Bofa – que esteve na frente de combate até ficar incapacitado – e outros começaram a mostrar algum lado negativo da guerra, a Censura não deu tréguas como se pode ver nesta imagem de uma página da revista!

Diz o registo do volume encadernado com vários números da revista que este foi oferecido por Eduardo Portugal… A visitar a Bedeteca de Lisboa quem ainda não percebeu que aquilo é um tesouro de imagens!

Deixe um comentário

Filed under acervo da bedeteca, bd estrangeira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s