A loucura dos 25 anos

11043142_864893526901309_5031079857319895510_n

Hoje o Público comemora 25 anos de existência, com uma edição gratuita, bem grossa de páginas, com o “tempo” como tema do jornal e convidou o físico teórico João Magueijo para director por um dia desta edição especial. Por isso quem for comprar o jornal só pelo segundo volume da Colecção Novela Gráfica não terá de pagar nada por um jornal que nunca mais apostou em ilustração e BD como em o fez logo no início em 1990 e a última vez muito provavelmente em 2005 por causa do Salão Lisboa. Lá está um Bartoon é certo (estranhamente gigantesco como se fosse um acidente gráfico do Director de Arte) e como a Arquitectura anda pelas ruas da amargura o Álvaro  Siza tem ao longo das páginas do jornal uns “desenhiços”  a fingirem de BD – ou de “flipbook”, esticam eles a corda no editorial… E isto com ilustradores portugueses de excelência e reconhecimento mundial que temos! Se ainda consideramos as mamas da capa d’A Louca do Sacré-Coeur até podia-se confundir o que foi o melhor jornal português pelo Correio da Manhã. A velhice não perdoa…

De resto, para quem gosta: Moebius (1938-2012), pseudónimo usado por Jean-Giraud ou Gir, foi um dos mais inovadores artistas da banda desenhada, e encontrou no escritor chileno Alejandro Jodorowski o parceiro perfeito para desenvolver um estilo muito variado, marcado pelo sentido do real aliado a uma componente onírica e surrealista muito fortes. Juntos, assinaram uma das mais revolucionárias obras de banda desenhada de sempre, a série do Incal. Nos inícios da década de 1990 voltariam a reunir-se para este livro, talvez o mais singular na obra destes dois autores.

Alain Mangel, professor de filosofia na Sorbonne, é seduzido por uma das suas alunas, Elizabeth. Possuída por verdadeiros delírios místicos, ela arrastará o professor para um furacão de acontecimentos inesperados e delirantes que irão pôr à prova a racionalidade de Mangel. Um misto de paródia mística, farsa sagrada, caminho iniciático e exorcismo, o percurso do protagonista vai levá-lo a abrir os seus olhos para outra realidade.

Deixe um comentário

Filed under bd estrangeira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s