Isto é um fiasco!

istoeumassalto6967124486697102338

Em 2013 não o anunciámos o lançamento disto porque cheirava a treta, e é verdade, apesar de na capa estar escrito A História da Dívida em Banda Desenhada só se encontram uma meia-dúzia de páginas de BD. O resto é ilustração e infografia, sempre divertida pela batuta de Nuno Saraiva. Chegou finalmente à Bedeteca de Lisboa o livro Isto é um assalto de Francisco Lousã e Mariana Mortágua (textos) com ilustrações do Saraiva.

(…) este livro descreve o assalto que Portugal está a sofrer. Eles estão a cobrar impostos acima das nossas possibilidades, a retirar subsídios de férias e de Natal que eram as nossas possibilidades, a destruir o Serviço Nacional de Saúde, a escola pública e a Segurança Social que deveriam ser a devolução dos nossos tributos. Eles querem tudo. Eles, a finança, cobram uma renda sobre o nosso futuro e ainda querem convencer-nos de que somos culpados. Por isso, em Isto é um Assalto, faz-se a conta e cobra-se a fatura: verá como os bancos foram financiados pelos nossos impostos, como a austeridade e a chantagem da dívida estão a criar o maior desemprego da história do nosso país, como a troika destrói a vida das pessoas.

É positivo que a Bertrand se interesse em editar BD mas é uma pena que vendam “gato por lebre” e usem a BD como sempre foi  usada na sua História: para analfabetos, crianças, adolescentes, emigrantes a aprenderem a ler, etc… Esperava-se mais daqui!

Advertisements

Deixe um comentário

Filed under bd portuguesa, ilustração

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s