RIP: David A. Beronä e Sam Hiti

berona2x2Nos últimos a Morte levou os norte-americanos David A. Beronä e Sam Hiti, segundo soubemos através dos blogues The Crib Sheet e do Clube do Inferno.

Beronä (foto) era um académico que pesquisou sobre “novelas gráficas” sem palavras sobretudo as que se editaram nos anos 30 do século passado pelo mundo fora, geralmente identificáveis por usarem uma imagem por página (ou até uma por folha) ultrapassando as narrativas em mais de 200 páginas e com temas que não eram para entretenimento infantil e juvenil, como Ele foi Mau para Ela de Milton Gross ou Destiny de Otto Nückel. De facto a existência destes livros revela outro pecado da BD enquanto arte, que não deixou este formato vingar até o aparecimento das “novelas gráficas” de Will EisnerMaus de Art Spiegelman, décadas mais tarde… Sendo Eric Drooker o descendente mais directo desta “tradição”.

4326260-death-daypart1cover_lHiti nascido em 1975, era um promissor autor de BD que será recordado pelos livros Tiempos Finales (publicado pela Les Humanoides) ou Death-Day (imagem), este último editado pela sua própria editora La Luz e que arriscamos a dizer que parecia um “mash-up” entre “as trincheiras” de Tardi e o estiloso do Paul Pope, ficando a obra incompleta.

ENTRETANTO, graças ao comentário pelo leitor Mário Filipe deixado neste “post”, o anúncio do falecimento de Hiti é falso  – estranha a coincidência que quem o anuncia é Pope no seu blogue – e trata-se antes o fim da carreira do artista mas não da sua pessoa. Lembra-nos quando em 1997 o portuense Janus queimou todos os seus originais de BD feitos até então…

Advertisements

1 Comentário

Filed under obituário

One response to “RIP: David A. Beronä e Sam Hiti

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s