Quinta Fanzine

Efeméride 6-Parte 3-capaMais uma Quinta-Feira de novidades editoriais a chegarem à Bedeteca de Lisboa. Novidades? Calma, novidades para o acervo o que significa que podem ser edições antigas.

Curiosamente esta Quinta topámos que chegaram as colecções completas de dois fanzines portugueses! O Efeméride é um fanzine dedicado a homenagear personagens de banda desenhada dirigido pelo grande divulgador de BD Geraldes Lino que coordena um batalhão de autores portugueses, novos e veteranos, a fazerem cada um, uma página de BD conforme o tema de cada número. Em formato A3 este projecto começou em 2005 e já dedicou páginas ao Little NemoPrincípe Valente, Super-Homem, Tintim e Corto Maltese. O último número o tema é Heróis de BD – de A a Z – no Século XXI dividido em 4 partes. A terceira parte (imagem) que saiu no Festival de BD de Beja já está na Bedeteca de Lisboa também…

lodo7_gifO Lodaçal Comix foi editado entre Março de 2011 e Dezembro de 2012, sete números cheios de BD “trash” portuguesa e estrangeira, revelando nomes como o do Rudolfo (que editava o projecto), Afonso Ferreira (cuja participação foi mais tarde republicada em formato livro), o americano Aaron $hunga, Tiago Araújo, Tagas, a mexicana Inês Estrada, Zé Burnay, o famoso Michael DeForge, entre muitos outros… Era no formato económico A5 mas de tão brilhante que era a impressão e ó número de páginas que até parecia uma revista profissional.

Deixe um comentário

Filed under acervo da bedeteca, bd portuguesa, zines

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s