Censura nos aeroportos… Atitude na Bedeteca!

SITAVARecebemos um e-mail no dia 16 de Outubro de como a censura voltou neste país: No final de Julho, o SITAVA contactou a Direcção do Aeroporto de Lisboa, no sentido de poder realizar uma exposição no Aeroporto de Lisboa alusiva ao boletim SOS Handling que o SITAVA edita periodicamente. Paralelamente à exposição seria apresentado um livro, compilando as 18 primeiras edições do boletim. Desenvolveram-se então vários contactos, sendo assinalável a cooperação demonstrada pelos responsáveis da ANA Aeroportos para a realização desta exposição, que pode assim ir ganhando corpo ao longo dos últimos meses.

Ora, para nosso espanto e incredulidade, fomos contactados pela ANA Aeroportos a 3 dias da realização da exposição, informando-nos que: “após análise dos conteúdos do que se pretendia levar à Exposição, considero que os mesmos têm efectivamente potencial para ferir susceptibilidades de parceiros da ANA. Neste enquadramento, comunico a decisão de cancelar a autorização anteriormente concedida.”

Toda a informação sobre o teor do boletim SOS handling e sobre o conteúdo da exposição e lançamento do livro que lhe está associado foi fornecida à ANA a 31 de Julho. Todos os cartoons e textos que constam do livro a ser distribuído e que serão exibidos na exposição foram publicados e estão para consulta online nas plataformas que lhe foram comunicadas, facebook/soshandling e soshandling.net, em momento prévio à data desse e-mail e assim continuam desde então. Desde então, em toda a correspondência trocada nenhuma oposição foi levantada relativamente à realização do evento.

Esta é uma decisão unilateral de afirmação de um poder absoluto de mandar e desmandar sem atender às responsabilidades e que não tem qualquer adesão à realidade dentro das fronteiras de um estado de direito onde o exercício da liberdade é garantido aos seus cidadãos. Temos pena que não se permita que a ANA Aeroportos participe desse exercício saudável, mas tal não impedirá que o mesmo se realize.

Os activistas do SITAVA dedicaram um grande esforço para assegurar a realização deste evento com uma qualidade que prestigiasse as instituições que representamos, o SITAVA, mas também a ANA Aeroportos. Fizeram-no com grande sacrifício pessoal e no processo envolveram outras instituições e pessoas que também se empenharam no mesmo sentido e a quem terão de responder e apresentar desculpas por uma decisão que os cobre de vergonha alheia mas da qual, portanto, não serão responsáveis.

A exposição realizou-se na rua, nas Chegadas do Aeroporto de Lisboa, junto estação do Metro nos dias 17 e 18 de Outubro, foi apresentado o livro Atitude com as BDs de autoria de SOS Handing (argumento) e Carlos Rocha (desenhos) e um exemplar deste livro chegou entretanto à Bedeteca de Lisboa.

3 comentários

Filed under acontecimentos, cartoon

3 responses to “Censura nos aeroportos… Atitude na Bedeteca!

  1. Não é de hoje,a ANA aeroportos,tratou sempre mal o que vinha da parte da
    TAP ou seus funcionários.Quem lá trabalhou 35 anos,verificava perfeitamente que a publicidade às companhias estrangeiras,eram as mais
    bem localizadas,as portas de embarque eram as que ficavam melhor locali-
    zadas,Os aviões das companhias estrangeiras,ficavam sempre a poucos metros da aerogare,etc.etc.para não dizer mais.Aliás a ANA sempre teve mau relacionamento com a companhia que mais alimentava a sua tesouraria.O que é de fora é melhor do que o nosso produto.É um defeito
    do nosso povo,pois não sabe defender aquilo que é seu.

  2. Boa-tarde, faço parte da organização desta exposição e quero agradecer-vos a divulgação que deram ao nosso evento. Contra a censura de que fomos alvo respondemos com estoicismo e, debaixo de uma tempestade, conseguimos montar a exposição no sábado e no domingo ao ar livre mesmo à entrada do aeroporto em frente ao local onde deveria estar instalada. Gostaria de vos enviar fotografias da exposição por mail e o livro de bd que lançamos por correio (pode ser o endereço da bedeteca?). O SITAVA também me incumbiu de perguntar se saber se na bedeteca estariam interessados em expor algumas das peças da nossa exposição.
    Um abraço,
    José

  3. Feira Laica

    A Bedeteca deverá querer o vosso livro de certeza em relação ao resto só comunicando com eles porque nós somos apenas utentes:
    https://bedeteca.wordpress.com/about/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s