Urina Basca

portadablog

A Bedeteca de Lisboa consegue realmente reunir publicações muito estranhas nas suas prateleiras! Agora descobrirmos por lá o último número da revista espanhola TMEO – título que é um gozo à TBO, revista infantil extremamente popular entre 1917 e 1983 ao ponto de ter cunhado o termo “tebeo” para banda desenhada em Espanha; sendo que “tmeo” soa a “te meo” (mijo-te) contrapondo a “te beo” (vejo-te).

Como já se percebeu com o parágrafo anterior e a capa acima, a revista é de um humor escatológico e político feroz – não é para os meninos do Inimigo Público, garantimos! – tão típico em Espanha. Colaboram autores pouco conhecidos em Portugal sendo que poderíamos apenas destacar nesse caso o Mauro Entrialgo (um gigante do humor espanhol!), a autora de O Meu Namorado Cavalo (que chegou a ter um zine em português) e Alvarez Rabo, o único que teve livros editados em Portugal, como o polémico As Mulheres Não Gostam de Foder que tantos problemas trouxe à livraria da Polvo em Viseu.

Na Bedeteca existe alguns números antigos da TMEO, sobretudo deste milénio novo, sendo o número mais raro do acervo será o número três – que permite fazer uma comparação de produção e estilos gráficos uma vez que a revista já tem 28 anos de actividade. E por falar nisso já agora, também existe o número 117 que comemora os 25 anos de existência!

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under acervo da bedeteca, bd estrangeira, zines

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s