Suplemento na Bedeteca

12107200_1679158472319710_2540903425502510442_n

Já cá tinhamos referido anteriormente e agora chegaram os números 3 e 4 de Suplemento : Jornal de Histórias em Quadrinhos, de  Março e Setembro do ano passado. Não é por isso que ficam desactualizados, claro, esta nova vaga de jornais de BD não são sobre notícias e reportagens jornalísticas mas na essência publicam-se BDs a explorarem as potencialidades deste formato. As colaborações passam por autores brasileiros como Marcelo D’Salete (o autor de Cumbe) que também é entrevistado como também autores estrangeiros – onde encontramos a portuguesa Amanda Baeza.

Existem exemplares destes números para oferta na Bedeteca de Lisboa. É de ir lá! Rápido!

Entretanto também chegaram zines ligados aos editores do Suplemento, tal como o Versus que junta dois autores, Heitor Yida e Mateus Acioli, numa edição toda “xuxu” impressa em “risografia-que-está-na-moda” o que lhe dá logo um ar “retro” e imperfeito mas com muito estilo – esta última frase resume a cultura do século XXI. O segundo autor parece um cruzamento entre Jordi Bernet e Blutch com uma situação de violência que poderia sair do Torpedo 1936 enquanto que o primeiro parece um Manga bastardo feito por italianos pois há cenas que lembra Gipi ou Vicento Filosa. Ambos fazem apenas um “slice-of-life” dando a sensação de que falta aqui algo, antes e depois. Graficamente prometem mas falta loucura. Acreditamos que estes autores trarão surpresas bem fortes de futuro! Cuidado com eles!

Torpor de Acioli já é o indício dessas “surpresas bem fortes” com sabor gótico europeu e menos “trashy”. É uma edição exemplar que também se encontra na Bedeteca. Só deixa a desejar no que diz respeito a deontologia quando o Suplemento #3 publica uma resenha crítica sobre esta obra que é dos seus próprios editores…

Outra surpresa forte é Gibi Gibi, um zine perfeito graficamente falando e com participações “supimpas” como Sam Alden, Diego Gerlach, Luiz Berger ou Michael DeForge – estes dois últimos publicados cá no Lodaçal Comix. Ficaram-se pelo número dois? É injusto!

Deixe um comentário

Filed under acervo da bedeteca, bd estrangeira, bd portuguesa, zines

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s