Big Brother Free Zone

IMG_4968

O Corvo mostrou-se interessado na “indefinição” da vida recente da Bedeteca de Lisboa e escreveu um artigo… Para além do espaço físico parece-nos que se esqueceu da questão “em linha” porque não refere o desleixo da Direcção de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa que destruiu um sítio de referência para a BD em Portugal e para países lusófonos.

Em 2011, por falta de pagamento ao serviço externo que sustentava o sítio em linha bedeteca.com levou com que este fosse desactivado levando consigo vários arquivos que registavam exaustivamente a História recente da BD e Ilustração portuguesa, de 2000 a 2010. Falamos de 10 anos de actividade na www que foi produzido um enorme arquivo de mais de 10000 recortes de imprensa (alguns remontando aos anos 90 e a fanzines seminais na crítica de BD),  1000 notícias (de eventos e lançamentos de publicações), várias ferramentas pedagógicas e o arquivo de programação da própria instituição. As ferramentas pedagógicas incluíam a Bedeteca Ideal (uma listagem de títulos para a criação de uma Bedeteca particular ou privada), as fichas “BD Boom” (para formadores e professores) e os exercícios de BD do CITEN (um curso de BD criado na Fundação Gulbenkian). Tudo isto foi reduzido a zeros…

Em pleno século XXI, foi amputado à Bedeteca de Lisboa a sua página oficial. Em pleno século XXI isso significa não existir realmente, sem a maior ferramenta de promoção da própria instituição como uma forma de promoção à leitura. Não é de admirar que as suas (poucas) actividades desde então não tenham tido impacto público ou que “As salas de leitura vazias são uma constante na Bedeteca de Lisboa” – embora isso também se deva ao facto de haver poucas aquisições/novidades. Como se sabe não se fazem bibliotecas sem livros mas isso é uma outra história…

Deixe um comentário

Filed under press center, referência

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s