Quinta da Referência VI

Caldas_Bordalo_310x460

Eis uma Quinta-Feira das Novidades na Bedeteca de Lisboa e aparece As Caldas de Bordalo : passeio pelas Caldas da Rainha à descoberta dos lugares de permanência de Rafael Bordalo Pinheiro ou passos de breves memórias : crónicas de homenagem, livro de Isabel Castanheira editado pela Arranha Céus / Abysmo em 2014.

Começaram por ser crónicas da caldense ilustre, Isabel Castanheira, que, ao longo de anos, alegraram as páginas d’A Gazeta das Caldas, mas cresceram até se tornarem agora um álbum profusamente ilustrado à maneira das publicações bordalianas, com o toque contemporâneo do designer Miguel Macedo. São 89 Passos a rasgar a cidade, fazendo-nos acompanhar Rafael Bordalo Pinheiro em busca dos vestígios da sua estada. As pausas para descanso são aproveitadas para chamar a intervir um ou outro dos autores clássicos.

Não há instante que não seja devidamente iluminado por traço ou foto, resultando o conjunto numa experiência inesquecível. Se nunca as Caldas se viram assim retratadas, em mapa detalhado e rigoroso, também o artista e os seus admiradores não haviam sentido deste modo o peso que a cidade deixou na sua vida e obra. Um trabalho de referência, ao mesmo tempo erudito e popular, à maneira do mestre, que Isabel Castanheira olha com extrema ternura.

Deixe um comentário

Filed under acervo da bedeteca, referência

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s