El diamanto bruto of comics

petzi_ilan

Parte do trabalho do artista e músico grego e globetrotter Ilan Manouach foi “indexado” no UbuWeb, sítio em linha de referência cultural e educacional para peças artísticas de vanguarda. Criado em 1996 pelo poeta Kenneth Goldsmith, este sítio oferece poesia visual, concreta e sonora, tendo nos últimos anos expandido outros tipo de arquivos como filmes e arte sonora.

Como se pode verificar na página dedicada a Manouach, foram incluídos os seus polémicos livros “detournement” Katz, Noirs e Tintin akei Kongo em que usou livros emblemáticos da BD – Maus, Estrumpfes Negros e Tintin no Congo, respectivamente – para criar diálogos críticos sobre os mesmos. Alguns dos resultados foram ruinosos como o Katz que foi mandado ser destruído pelos tribunais belgas.

Acrescentávamos ainda que se calhar temos um artista em fuga porque é a primeira vez que a autoria de Tintin Akei Kongo é assumida de forma concreta, embora o UbuWeb seja tudo menos uma instituição ou um orgão oficial de seja o que for -aliás, falta o exercício “oubapiano” Riki / Petzi / Vivre ensemble (imagem), talvez por isso que Manouach estará em Portugal em Maio mas numa tournê enquanto músico, até lá é de espreitar o que a Bedeteca de Lisboa tem de sua bibliografia.

Deixe um comentário

Filed under referência

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s