Um Contrato com Deus na Bedeteca de Lisboa

NOVELASGRAFICAS_PUB_AF_Page_01

Foi justamente há um ano que lançaram o primeiro volume da Colecção Novela Gráfica – corruptela de “graphic novel” quando não custava nada chamar de “Romance Gráfico” – para quem comprasse o jornal Público e quisesse dar apenas mais 9,90 Euros por livros bem impressos e com bom aspecto gráfico.

Esta foi uma colecção que quebrou o tabu do mercado editorial de publicar só banda desenhada de “género” e sobretudo de índole  infanto-juvenil. Como sabemos foi quase por mero acaso que foram publicadas em Portugal algumas obras com sucesso de crítica e de público no estrangeiro: Maus, Persépolis, Mundo Fantasma, Palestina… Apesar da colecção não ser muito “radical” como apontou o blogue The Crib Sheet eis uma forma de colmatar uma ausência de títulos básicos da BD mundial como Um contrato com Deus de Will Eisner (1917-2005), livro que chegou ao mercado português com magníficos 37 anos de atraso!

Terem arrancado com este título foi um acto simbólico pois foi graças a ele que o termo “graphic novel” tornou-se popular nos EUA e mais tarde pelo mundo fora. O livro reúne quatro histórias – A Contract whith God, The Street Singer, The Super, Cookalein – de personagens de origem judaica que sobrevivem num prédio pobre na Dropsie Avenue em Nova York, características que serão de resto recorrentes na obra de Eisner.

Este autor nem é dos mais esquecidos por cá, logo em 1977 a sua emblemática personagem The Spirit chegou a ter uma revista e neste milénio foram editadas três romances gráficos seus, a saber: O Grande Jogo (Devir; 2003), A Conspiração : A história secreta dos Protocolos dos Sábios de Sião (Gradiva; 2005) e a sua derradeira obra Fargin, o Judeu (Gradiva; 2007) – já para não falar do “OVNI” John Law, Detective

Por fim, dúvida mortal? Em 2016 irão repetir a “brincadeira” de fazer mais uma colecção destas?

Advertisements

Deixe um comentário

Filed under acervo da bedeteca, bd estrangeira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s