Um Contrato com Deus na Bedeteca de Lisboa

NOVELASGRAFICAS_PUB_AF_Page_01

Foi justamente há um ano que lançaram o primeiro volume da Colecção Novela Gráfica – corruptela de “graphic novel” quando não custava nada chamar de “Romance Gráfico” – para quem comprasse o jornal Público e quisesse dar apenas mais 9,90 Euros por livros bem impressos e com bom aspecto gráfico.

Esta foi uma colecção que quebrou o tabu do mercado editorial de publicar só banda desenhada de “género” e sobretudo de índole  infanto-juvenil. Como sabemos foi quase por mero acaso que foram publicadas em Portugal algumas obras com sucesso de crítica e de público no estrangeiro: Maus, Persépolis, Mundo Fantasma, Palestina… Apesar da colecção não ser muito “radical” como apontou o blogue The Crib Sheet eis uma forma de colmatar uma ausência de títulos básicos da BD mundial como Um contrato com Deus de Will Eisner (1917-2005), livro que chegou ao mercado português com magníficos 37 anos de atraso!

Terem arrancado com este título foi um acto simbólico pois foi graças a ele que o termo “graphic novel” tornou-se popular nos EUA e mais tarde pelo mundo fora. O livro reúne quatro histórias – A Contract whith God, The Street Singer, The Super, Cookalein – de personagens de origem judaica que sobrevivem num prédio pobre na Dropsie Avenue em Nova York, características que serão de resto recorrentes na obra de Eisner.

Este autor nem é dos mais esquecidos por cá, logo em 1977 a sua emblemática personagem The Spirit chegou a ter uma revista e neste milénio foram editadas três romances gráficos seus, a saber: O Grande Jogo (Devir; 2003), A Conspiração : A história secreta dos Protocolos dos Sábios de Sião (Gradiva; 2005) e a sua derradeira obra Fargin, o Judeu (Gradiva; 2007) – já para não falar do “OVNI” John Law, Detective

Por fim, dúvida mortal? Em 2016 irão repetir a “brincadeira” de fazer mais uma colecção destas?

Deixe um comentário

Filed under acervo da bedeteca, bd estrangeira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s