Foi assim a Guerra das Trincheiras na Bedeteca

trincheirasDemorou 22 anos para que fosse editado Foi Assim a Guerra das Trincheiras de Jacques Tardi em Portugal. Foi graças à  Colecção Novela Gráfica, que acompanhava o jornal Público, que tal aconteceu.

Esta é a obra-prima de Tardi (1946; França) onde está mais do que realizada a sua obsessão pela Primeira Guerra Mundial. O título revela o que se encontrará no interior: foi a Guerra das Trincheiras, um verdadeiro massacre que avassalou a Europa e que sempre preencheu os sonhos de Tardi, quando criança, via as histórias da sua avó. Com a ajuda de um “conselheiro” especialista sobre 1914/18, Tardi obriga-nos a mergulhar numa guerra que traumatizou uma geração inteira.

Obra selecionada na Bedeteca Ideal – aliás, desde sempre esteve nesta listagem mesmo quando só se podia ler em francês na edição da Casterman, de 1993. Em Portugal é certo que se publicou Tardi mas quase sempre edições e reedições da sua famosa série Adèle Blanc-Sec, mais um policial – A Sacanice – e apenas um álbum sobre a Primeira Guerra, o Varlot Soldado… Há muito que se esperava por este álbum visceral que mostra como a Europa foi (mais) um palco de carnificina. Leitura obrigatória!

Deixe um comentário

Filed under acervo da bedeteca, bd estrangeira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s