Quinta dos Índios

94671b644c934cd398fb4f63c243304aChegaram nesta Quinta-Feira das novidades da Bedeteca de Lisboa três livros realmente bons!

Julie Doucet : comics 1986-1993 é uma edição irrepreensível da Fulgencio Pimentel, como sempre, esta editora espanhola deveria ser uma grande referência para qualquer um que fale castelhano. Doucet é uma autora canadiana que esteve presente no Salão do Porto em 1995 (e publicada em Portugal na segunda série da Quadrado e Azul BD3), ligada à importante editora Drawn & Quarterly.

O seu trabalho que lida com autobiografia lida com relações amorosas, menstruação e fantasias entre géneros sexuais. Foi uma autora bastante importante até desistir de trabalhar na área da BD por volta de 2006. A edição espanhola faz um apanhado de toda a sua produção, ainda dos textos dos seus fanzines dos anos 80 até aos “comic-books” de 1993. Capa dura. Papel leve. Conteúdo pesado. Obrigatória a leitura!

6e4a3ed4c4df4f649991beea867d5b3cOutro clássico moderno é The book of Jim do alucinadíssimo Jim Woodring – duvidam? Vejam as entrevistas em vídeo de Edgar Pêra.

É uma colectânea de 1993 editada pela Fantagraphics, que compila o material da primeira série do “comic-book” Jim dos anos 80. Esta publicação é considerada um “auto-jornal” de Woodring e incluia BDs’s, desenhos e textos que relatavam os seus sonhos, alucinações, recordações de infância e tudo o que passa à margem da realidade.

Também obrigatório tal como a sua criação de marca: Frank – também disponível na Bedeteca.b5b84702986a463c88b30b8d2336833f

Por fim, o sr. “indie-chic” Paul Pope! Autor norte-americano que começou a sua carreira de (auto-)edição com o “comic-book” THB (já vimos um exemplar na Bedeteca) nos meados dos anos 90 – o selo editorial chamava-se Horse Press.

Escapo é uma novela gráfica de um “escapologista” que anda pelos terrenos freudianos do Amor e Morte. O estilo de Pope é todo ele “Glam” com referências aos dinamismo Manga e aos traços de Hugo Pratt, Milton Caniff e outros mestres do branco e preto.

Até parece que estas edições vieram para comemorar os 20 anos da Bedeteca de Lisboa! Que ilusão…

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under referência

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s