Nãovela gráfica

70a7f668202945aea2563660ca1fa1b0Admitimos que não divulgamos no ano passado os livros Em busca de Peter Pan e O bando de dois porque desconfiávamos que estas obras não seriam interessantes na Colecção Novela GráficaTemos bons sentidos e confirma-se agora porque os pudemos ler na Bedeteca de Lisboa.

Não se pode julgar a técnica, ambos são trabalhos com um profissionalismo que se pode admirar, sobretudo no primeiro caso, do suiço Cosey aparelhado com toda o savoir-faire da escola franco-belga – até demais pois não resiste a colocar algumas maminhas para tudo ficar mais picante no meio do gelo. Diz a sinopse: Sir Melvin Woodworth, um escritor inglês, parte para os Alpes em busca de inspiração para o seu novo romance, e também das memórias do seu irmão Dragan, um pianista desaparecido naquelas montanhas anos antes. Mas, no cenário imponente dos Alpes suíços, por entre contrabandistas, misteriosas personagens que assombram as aldeias abandonadas e a sombra de uma catástrofe à beira de acontecer, Melvin vai fazer uma descoberta que vai afectar de forma profunda a sua vida. Uma viagem ao passado, pontuada por citações do Peter Pan de James M. Barrie, em que a paisagem da montanha, que Cosey retrata como ninguém, se assume como uma personagem de pleno direito. Mais informações na página do tradutor deste volume.

O bando do brasileiro Danilo Beyruth é (in)ofensivo porque não passa de um western spaghetti no sertão brasileiro num mundo que não precisa de mais sucedâneos de Tarantino. No meio de tantos livros da colecção em que existe humanismo e arte, o Bando é apenas uma aventura vulgar para dar vazão a tiros e violência “glamourosa”. Mais sobre a edição original aqui. De todos os títulos é o que destoa mais na colecção e não se percebe a sua inserção. Um erro de “casting” sem dúvida quando na mesma editora brasileira há o genial Vida Boa do magnífico Fábio Zimbres. Poderão dizer que é uma colectânea de tiras humorísticas mas é muito mais “novela gráfica” que esta Banda de cangaceiros…

Entretanto já se anunciou o lançamento de uma nova colecção de “novelas gráficas” para Junho e mais recentemente foram anunciados mais títulos à colecção, nomeadamente o V de Vingança de Alan Moore e David Lloyd e mais recente álbum de Miguelanxo PradoPresas Fáceis.

Deixe um comentário

Filed under acervo da bedeteca, bd estrangeira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s