Quinta da Referência VII

LF_sem_data_Colecao_Particular

Nesta Quinta-Feira das Novidades na Bedeteca de Lisboa chegou um exemplar do catálogo Luís Filipe e a farsa da vida relativo à exposição que esteve patente no ano passado no Museu Bordalo Pinheiro.

Luís Filipe (1887–1949) foi um dos pioneiros do Modernismo em Portugal que o Museu Bordalo Pinheiro dá a conhecer com a exposição Luís Filipe e A Farsa da Vida. A exposição acompanha o seu percurso artístico: – os primeiros anos em Coimbra, com o despertar da sua consciência política e social, mas também com a representação de tipos sociais retirados da vida mundana. Foi neste período que publicou o jornal A Farça (1909-1910), um dos primeiros a publicar desenhos modernistas em Portugal (…); -os anos que se seguiram à implantação da República, com uma forte presença nos jornais com desenhos acentuadamente políticos, anticlericais e denunciadores de situações de injustiça social; -por fim os desenhos da sua vida adulta, em Viana do Castelo, com caricaturas de figuras locais e representações da cor e movimento do folclore, sempre com um olhar humorístico. 

A pobre impressão em digital do livro foi uma solução económica do Museu para conseguir publicá-lo porque a Câmara de Lisboa deixou de investir nos seus equipamentos ligados à imagem e aos livros? Parece-nos bem que sim…

Advertisements

Deixe um comentário

Filed under acervo da bedeteca, cartoon, referência

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s