Quiz!

A Bang! é:

1) um título de uma revista francesa de referência sobre BD e imagem?

2) uma revista espanhola de informação e estudo de BD?

3) uma revista portuguesa sobre Fantasia e Ficção Científica?

Resposta: todas as respostas estão certas! Deve ser o título mais abusado do planeta sabe-se lá porquê…

bang-9-portada-150A “versão” espanhola mostra que em Espanha há uma enorme tradição de estudo da BD que chegou até aos dias de hoje… Neste caso foi criada pelo respeitado crítico, investigador e editor Antonio Martín e existiu entre 1968 e  1977 sendo que a Bedeteca tem todos os números entre o 7 e o 13 mais quatro números especiais de reedição de clássicos da BD espanhola. Numa consulta supercial é engraçado encontrar artigos de 1972 sobre o Mercado de San António (em Barcelona) que ainda hoje é um centro de mercado colecionista para tarados bedéfilos e outros animais nostálgicos, sobre o complicado mercado dos argumentistas com uma fotografia de Filipe Hernandez Cava com 20 anos (em 1974), sobre o “artista colectivo” El Cubri, uma entrevista ao mestre Alberto Breccia (em 1973) e um ensaio sobre a BD política sob a ditadura Franquista, escrito um ano antes do porco imundo morrer! Um tesouro esta publicação!

bangA revista francesa foi o que nos fez escrever este “post”. Existiu entre 2003 e 2006 num total de 12 números e um especial e encontram-se os números 4, 5 e 6 na Bedeteca. A revista é um super-luxo de impressão e design,  co-editada pela Casterman (casa belga de Corto Maltese, por exemplo) e pela reputada Beaux Arts Magazine – que quer no passado quer nos nossos dias ainda dedica alguns números especiais sobre BD, como Qu’est-ce que la BD aujourd’hui?, um excelente guia de novas tendências que mesmo sendo de 2003 é actual q.b. – encontram-se vários exemplares na Bedeteca! Estava em destaque na prateleira das novidades o número 5 e é dedicado ao inglês Alan Moore com uma interessante entrevista, uma BD inédita com Oscar Zarate e ainda uma Foto-BD biográfica sobre este autor. Também tem um artigo sobre Calvo onde podemos ver que os franceses são mesmo uns arrogantes que pensam que inventaram tudo!!! Allez les gars! A primeira loja de BD no mundo é holandesa, a ainda activa Lambiek fundada em 1968 em Amsterdão e não a vossa Futuropólis de 1972! Já agora, conhecem o Raphael Bordallo Pinheiro? Un manguito pour vous!

Bang18-713x1024A portuguesa subintitula-se como uma revista de Fantasia, FC e Horror, é editada pela Saída de Emergência e gratuita exclusivamente nas lojas da FNAC. Bem redigida encontramos artigos curiosos acerca a BD como sobre Hector Oesterheld, a galeria da exposição “Figuras Clássicas do Terror”, uma entrevista a João Leitão (do filme Capitão Falcão), etc…

Pelo que percebemos podemos levar de empréstimo só as Bang!s francesa e portuguesa. A espanhola não porque os exemplares estão ligeiramente danificadas, só podendo ser consultada localmente.

1 Comentário

Filed under acervo da bedeteca, press center, referência

One response to “Quiz!

  1. Caso seja útil, a revista gratuita “Bang!” editada pela Saída de Emergência está disponível para download (após registo) em:
    http://www.saidadeemergencia.com/produtos/-o-202434/revista-bang-o-202437/

    (nota: o site http://www.revistabang.com foi entretanto encerrado)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s