Colecção Hermética

13729030_1139793352744657_8728915513699987750_n

Sai amanhã mais um volume da Colecção Novela Gráfica com o jornal Público, ou seja A Garagem Hermética de Moebius (1938-2012). Como descreve A Garagem de André AzevedoCaótica, poética e delirante, mistura elementos de western, ficção científica, super-heróis e misticismo. Nos anos 70, Jean Giraud, autor já conceituado pela criação de Blueberry, cria o alter-ego Moebius, tornando-se um dos fundadores da seminal revista Metal Hurlant, criando um novo estilo de desenho de ficção científica que se tornaria um marco na BD internacional. Esta obra essencial é uma compilação de histórias que foram realizadas por vezes de forma improvisada por Moebius – ele desenhava uma página sem argumento para a próxima – e publicadas mensalmente, resultando em verdadeiras viagens não lineares e de pendor lisérgico.

A personagem principal, o surreal Major Grubert, criou um universo de bolso no interior do seu asteróide, que contém três mundos sobrepostos, com os seus povos e civilizações. Três mundos que ignoram as suas origens, mas onde alguns habitantes começam a vislumbrar a verdade.

Obra importante para a desconstrução da BD, é bastante conhecida em Portugal porque sempre houve edições para as alucinações sci-fi de Moebius, fossem pelos álbuns manhosos da Meribérica/Liber, seja na colecção Os Clássicos da Banda Desenhada que saiu com o Correio da Manhã, seja ainda pelo álbum Arzach (obra seleccionada na Bedeteca Ideal). Com tantas obras e autores por editar…

Deixe um comentário

Filed under bd estrangeira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s