Tiago Baptista ganha 500 paus!

marinha

A Associação Chili Com Carne promoveu mais uma edição do seu concurso interno de Banda Desenhada com o prémio monetário de 500 Euros e que sarcasticamente apelidou de Toma Lá 500 paus e faz uma BD! Este ano tiveram a maior participação de sempre (16 obras a concurso) sendo o vencedor Tiago Baptista com a obra inédita Pinheiro-Bravo (título provisório) que trata da Greve Geral de 18 de Janeiro de 1934.

A maioria do Júri inclinou-se para o trabalho de Baptista por tantas razões que tornaria este acto de oficialização do vencedor deste concurso num ensaio! Invés dos argumentos fúteis (forte documentação e pesquisa, percurso do autor e a sua qualidade gráfica e narrativa, obra inédita e tema político) preferimos dois aspectos que são mais sólidos como a abordagem poética do autor sobre um tipo de trabalho que normalmente se insere na categoria de “BD Histórica” e pela ousadia do autor em querer reavivar episódios revolucionários nacionais que vão sendo saneados com as ideias tolas de que as revoluções em Portugal devem ser pacíficas ou feitas nas redes sociais.

Uma sinopse possível segundo as palavras do autor: “Cresci numa aldeia perto de Leiria e quando era criança para irmos à praia passávamos geralmente pela Marinha Grande. O meu pai costumava contar, quando parávamos nos semáforos, que ali naquelas ruas tinha sido a primeira vez que tinha visto mulheres a conduzir bicicletas (…) as mulheres que o meu pai via, iam para as fábricas trabalhar. Eu imaginava-as vigorosas, cheias de energia, decididas. Emancipadas. (…) Esta imagem ficou marcada na minha cabeça! Há poucos anos tropecei, por acaso, num livro sobre uma Greve Geral que houve, ou que foi convocada em Portugal, durante o Estado Novo, a 18 de Janeiro de 1934. (…) A partir daqui tento desenvolver, uma estória do que aconteceu na Marinha Grande, contando com alguns documentos e teses do que se passou. Não se assegura a realidade dos facto. Este não será um documento válido para estudo catedrático. É uma pequena homenagem.”

Autor de um invejável currículo na área da Pintura (e até na BD se acreditássemos na relevância dos prémios que já ganhou) ficamos com muita curiosidade que espécie de obra poderá sair daqui (prometida está a sua publicação para o final do ano) podendo apenas espreitarmos algumas das páginas na plataforma issuu.com.

Esta iniciativa já publicou quatro livros, a saber: O Cuidado dos Pássaros / The Care of Birds (vencedor de 2013) de Francisco Sousa Lobo, Askar, O General de Dileydi FlorezO Subtraído à Vista de Filipe Felizardo e Acedia (vencedor de 2015) de André Coelho. Parabéns à Chili Com Carne pela iniciativa e ao autor pelo prémio. E já agora não se esqueçam de ir consultando a nossa página de concursos.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under bd portuguesa, concursos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s