Brumas

img_20170216_115559

Encontram-se na Bedeteca de Lisboa os três livros de Amanda Baeza! Ou melhor as três versões do mesmo livro que reúne os trabalhos da autora entre 2012 e 2016… Na realidade isto foi uma parceria entre os três editores para reunir o trabalho desta estimada autora sendo a edição portuguesa a mais completa, a espanhola a mais bonita e a inglesa a mais universal.

A versão castelhana (à esquerda na fotografia) é Nubes de Talco  cuja qualidade editorial é máxima pois é uma edição da prestigiante Fulgencio Pimentel. Tem 128 páginas e um formato maior que as outras duas edições.

A versão inglesa (ao meio) pela letã kuš! (que tanto tem promovido BD portuguesa!) é Brume em formato A5 e com apenas 116 páginas. E a versão portuguesa (à direita) é Bruma pela Associação Chili Com Carne no mesmo formato mas com 160 páginas compilando quase duas dezenas de histórias, a maior parte delas inéditas em Portugal.

A autora nasceu em Lisboa, em 1990, cresceu no Chile e regressou a Portugal com 10 anos. Talvez seja por ter crescido entre dois hemisférios que haja quem diga que os seus desenhos vêm de outro mundo. No entanto sabemos que as bandas desenhadas seleccionadas neste(s) volume(s) baseiam-se em eventos e sentimentos reais. O seu grafismo tem tanto de assertivo como de mutante e é na fusão com as palavras que nos surgem estas originais narrativas e poesias visuais. Baeza actualmente reside em Lisboa e desde 2012 que trabalha para várias publicações internacionais. Nestes últimos quatro anos tem produzido um enorme corpo de trabalho profundamente poético (ó heresia no mundo da BD!) numa linhagem nacional que já nos ofereceu autoras maravilhosas como Isabel LobinhoAlice Geirinhas, Ana Cortesão, Isabel Carvalho, Jucifer e num contexto maior e contemporâneo Hetamoé e Mariana Pita.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under acervo da bedeteca, bd portuguesa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s