Quinta Fanzine II

Uma Quinta-Feira das Novidades na Bedeteca de Lisboa repleta de fanzines. São um bocado “velhinhos” mas precisamente por serem publicações velhinhas é que se tornam nas jóias mais brilhantes no acervo da Bedeteca.

dscf7213O Reject’zine é um zine ainda desta década de autoria de  Andreia Rechena que nos números três e quatro publica exclusivamente uma bd de continuação (ainda hoje não concluída!), A Trágica Tricofobia de Zulmira que é trash puro, divertido e com Gore o suficiente para ser fixe! 

De 1997 aparece o número 4 d’A Mosca, fanzine nortenho dirigido por Mário Augusto e por muitos considerado um dos melhores fanzines portugueses de sempre – nele encontramos o Janus, por exemplo. Curiosamente este número é um “fora do baralho” pois foi publicado pelo Núcleo de Banda Desenhada da Associação Académica da universidade de Aveiro (quando associações de estudantes não significava dizer bêbados com batinas pretas). Este número reuniu trabalhos realizados por treze jovens autores brasileiros [Weaver, Alberto Monteiro, Law Tissot, MZK,…] numa selecção coordenada por Fábio Zimbres (…) conhecido entre os fãs portugueses (…) pela (…) Animal (de que foi co-editor). As Bandas Desenhadas seleccionadas são acompanhadas por um texto de Fábio Zimbres que apresenta os diversos autores e introduz o leitor no vasto universo das publicações independentes (…) de banda desenhada brasileiras. 

Por fim, vários números do fanzine Epitáfio editados entre 1990 e 1992 por Nuno A. N. Correia (hoje artista e professor de multimedia) e José Rui Fernandes (hoje dono da loja/galeria/editora Mundo Fantasma) que se apresenta como uma publicação de música e BD com forte sentido crítico – foi a primeira publicação em Portugal a divulgar uma tal de Fantagraphics! – e que daria lugar à fabulosa Quadrado. Clap Clap Clap!

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under acervo da bedeteca, bd estrangeira, bd portuguesa, referência, zines

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s