FAKE NEWS

18767919_1860578954183259_6425040040519193275_n

Escrevíamos nós na Quinta-Feira passada que havia mais BD – ou pelo menos com mais destaque – na Feira do Livro de Lisboa. Tretas! A BD, no duplo pavilhão da Devir, perde-se no meio de jogos e bonecada! Noutros anos havia só BD num simples pavilhão, além das edições da Devir havia uma série de importações que incluíam livros da Fantagraphics (que eram a nossa perdição) e muita mais oferta.

2017-05-31 21.46.01

E a Chili Com Carne? Um tabuleiro apenas! (ao menos o “tabuleiro” não é de jogo!) É isto que eles chamam ter mais destaque? Com estes dois assim nem fomos ainda ver o stand da Europress com medo de ficarmos ainda mais tristes!

luislouro-768x576

Mentira também que a Chili Com Carne é a única editora a lançar novidades durante a Feira do Livro. Infelizmente a Leya lançou este Sábado mais um álbum de Jim Del Monaco, uma série anacrónica dos anos 80/90 e recuperada em 2015. Mais assustador do que esta fotografia do desenhador Luís Louro é o apoio da comunidade “bedófila” que mesmo quando se olha para o espelho, ainda assim recusa-se a ver o racismo e machismo idiota da série sendo que em 2015, os Festivais de BD de Beja e da Amadora chegaram a ter exposições de promoção da série e a Mundo Fantasma recebeu uma sessão de autógrafos nas suas instalações. Até há quem justifique este monte de merda com pseudo-intelectualismo: Algo comum ao desenrolar desta comédia de aventura é a ausência de um eventual politicamente correto. O retrato do africano Tião permanece o estereótipo por demais conhecido, acompanhado pela evocação do restaurador Olex e da Lili Caneças, a sátira à inteligência das louras ou o maniqueísmo alimentado pela presença dos cientistas nazis… Para quem não sabe, nesta série, os africanos negros em Jim Del Monaco são retratados como tarados sexuais, burros e preguiçosos e as mulheres “louras” como estúpidas a todos os níveis e completamente fúteis. É verdade que a série pretende parodiar estes mesmos estereótipos do passado da cultura Pop (sobretudo de filmes das décadas de 30 e 40) mas invés de os perverter acaba sempre por os reforçar ainda mais. Fica bem ao lado do Trump… Puro covfefe!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under mercado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s