Quinta Fria

azul_aautor_capa

O título engana, lê-mos friamente este O Azul é uma cor quente de Julie Maroh, álbum bem intencionado e dramático para além de ter trazido para algum “mainstream”, graças à adaptação cinematográfica, uma história de “Amor & Morte” de duas jovens lésbicas.

O livro conta-nos a história de Clementine, uma adolescente de 15 anos que, um dia se cruza na rua com um par de raparigas. Uma delas tem o cabelo pintado de azul e sorri-lhe. A partir desse preciso momento, tudo muda na vida de Clementine: a sua relação com os amigos na escola, a sua relação com a família, as suas prioridades… e sobretudo a sua sexualidade.

É mais o carácter “mainstream” que nos interessa aqui divulgar nesta Quinta-Feira de Novidades na Bedeteca de Lisboa, pois estando fartas de ver BDs para rapazinhos e gajos mirones, é bom ter um álbum de BD assim editado em Portugal. A BD tem momentos narrativos porreiros (as ânsias do namoro, por exemplo) mas o falecimento da personagem era mesmo necessário? “Deus castiga os homossexuais”!? Soa a argumento freudiano de teenager… e realmente é! Lê-se na ‘net que a autora francesa escreveu o texto aos 19 anos e demorou cinco anos a desenhar o livro. Já agora, o desenho é genérico e a legendagem da edição portuguesa é feia…

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under acervo da bedeteca, bd estrangeira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s