Memória da Crise na Bedeteca de Lisboa

Saiu no FCBD/ MiniZineFEstPt este livro impresso em risografia – sempre com a qualidade DuoDesign! – que reúne várias BDs do espanhol residente no Porto Daniel Casal com argumentos de vários escritores, profissionais e amadores, sob o tema da “Crise” que atingiu os PIGS da Europa…
Cada argumento foi desenhado por Casal, no âmbito de um estágio na Turbina sendo difícil perceber se a coerência destas BDs aqui compiladas se deve ao tema ou se ao estilo de Casal. Apesar dos textos dispararem para vários lados, transformadas em BDs lembram os episódios slice-of-life de Miguelanxo Prado sem o erotismo bacoco de Tangências nem o exagero do Quotidiano Delirante. Algo no meio se possível. Talvez seja pelos diálogos encenados de um mundo que já não se ouve a si mesmo, desumanizando-se de forma mundana e o ritmo narrativo esparso que a comparação surja. Domínio técnico não falta!
Graficamente é muito próximo à Escola de Desenho do Porto, o que poderia soar a uma pretensão qualquer se não existisse mesmo o Clube de Desenho! A influência sente-se a milhas, um bocado de Marco Mendes, um coche de Nuno Sousa e uns pózinhos de Carlos Pinheiro. Mais bem acompanhado não podia estar. Todos os estágios deveriam ser assim, em tempo de crise ou não!

Esta edição da Turbina já se encontra no acervo da Bedeteca de Lisboa para consulta e empréstimo.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under acervo da bedeteca, bd portuguesa, zines

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s