Eu irei destruir todos os planetas civilizados

61PXH3kqMFL._SX258_BO1,204,203,200_É clara a falta de investimento na Bedeteca de Lisboa. Se por um lado o Depósito Legal e várias ofertas alimentam a biblioteca com as novidades editoriais portuguesas e algumas curiosidades, por outro lado aquisições no campo dos livros de referência – “uma coisa” que ninguém se atreve a editar em Portugal com raras e muito espaçadas excepções – então não há nada há anos!

Daí que nos tenhamos de contentar com esta oferta, do tipo “lixo mental” que é este Regrettable Supervillains por Jon Morris, que recolhe uma listagem de personagens embaraçosas de tão kitsch e parvas que são: abelhas nazis, vários tipos de “satananâs”, fumadores de ganza, maus poetas, homens genéricos (esses são os piores segundo Hannah Arendt ou John Ralston Saul).

A fantástica frase deste “post” não é do Donald Trump mas sim “Lepus the fiend” (que se encontra neste livro), uma criação louca do recuperado Fletcher Hanks.

Já agora, há um mês que os livros de referência na Bedeteca não podem ser mais emprestados ao domicílio, excepto os títulos com exemplares repetidos. Ou seja, só podem ser consultados no local. Segundo nos disse um funcionário da instituição, foram registados muitos atrasos em entregas deste tipo de publicações, para além de que alguns que desapareceram (falta na devolução da parte dos leitores). Dada a falta total de investimento na compra de livros, especialmente de referência, preferiram “protegê-los” do empréstimo para que estejam sempre disponíveis a investigadores. Parece-nos bem…

Deixe um comentário

Filed under acervo da bedeteca, referência

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s