Cão rima com Japão

1507-1Sabemos lá o que editoras novas nos querem impingir? Não há crítica se quer para nos guiarmos! Foi com desconfiança que soubemos d’O Cão que guarda as estrelas de Takashi Murakami, editado pela sucursal portuguesa da JBC. Entretanto lê-mos o livro nas livrarias da FNAC (que só servem para isso, substituir as bibliotecas quando se quer ler novidades) e não está mal! É uma pieguice mas é controlada. Com este e o livro do Jirô Taniguchi, pode-se dizer que há um género de BD canina nipónica, tipo “Inu Manga”?

Em tradução literal Hoshi Mamoru Inu ou O Cão que Guarda as Estrelas é uma expressão japonesa usada para descrever uma pessoa que deseja algo impossível, a sua origem vem da imagem de um cão que olha para o céu parecendo desejar uma estrela.

Cão que Guarda as Estrelas conta uma aventura vivida por dois companheiros, um simples senhor, sem dinheiro, emprego, ou família, e o seu cão, que farão o possível para viver e sobreviver na sua “viagem” pelo interior do Japão. O grande diferencial da narrativa está relacionado com o ponto de vista. Os acontecimentos são vistos sempre pelo olhar do cão, e a perspectiva canina dos fatos e os seus sentimentos são os companheiros do leitor ao longo das páginas.

O Cão que Guarda as Estrelas, fez muito sucesso no Japão e depois mais tarde nos Estados Unidos. (…) Além dos prémios, também foi um sucesso junto do público, com mais de 400 mil cópias vendidas em terras orientais, o que o levou O Cão Que Guarda as Estrelas a ser adaptado para os cinemas em 2011.

O livro foi lançado em Portugal em Outubro do ano passado. Justiça feita… só falta aparecer uma exemplar na Bedeteca de Lisboa.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under bd estrangeira, mercado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s