#sabrina_porto

sabrina-capa-600x740.jpgAinda há alguns meses gozávamos com o mau-gosto da Porto Editora e eis a BOMBA DO ANO: publicaram o Sabrina de Nick Drnaso!

Porto estás perdoada!

Raptamos uma resenha crítica n’A Batalha (porque tirando os comentários de Isabelinho em inglês ninguém o fez nesse meio incrível que é o “bedófilo”): Apetecia-me citar o que diz uma personagem deste romance gráfico: There are some interesting ideas, but I felt empty when it was over. E ficar-me por aqui. Só que esta BD é mais complexa do que isso e o facto de ter sido a primeira a ser nomeada para o prémio literário Booker Prize não pode deixar de ser comentada. (…) Sabrina é sem dúvida um texto literário surpreendente, uma webcam da tensão deste tempo do Trump e outros animais. Para demonstrar isso, Drnaso conta a história de três personagens que sobrevivem ao facto trágico de uma mulher ter desaparecido, raptada e assassinada. À medida que a informação da sua condição se torna pública, aumenta a histeria mediática e um enxovalho de “fake news”, haters, trolls e teóricos idiotas da conspiração. O problema passa pela figuração e estética do livro, demasiada “cute”, criando dificuldades em sentir empatia ou identificação com os personagens – porque são norte-americanos? Porque parecem bonecos de BD? Por outro lado, talvez esta seja a intenção do autor, mostrar esta América e/ ou o mundo ocidental como ele é actualmente, um deserto asséptico de arquitectura e de sentimentos.

Entretanto saiu uma entrevista ao autor, coisa muito rara na imprensa portuguesa, no Ípsilon / Público – ou porque não há espaço prá BD na imprensa ou porque a BD que se edita cá é desinteressante? Melhor ainda, isto acontece porque o livro foi editado por um grande grupo editorial ou porque a obra tem qualidade? Isso agora…

Obra seleccionada para a Bedeteca Ideal.

Deixe um comentário

Filed under acervo da bedeteca, bd estrangeira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s