Tsuru! Tsuru! Tsuru!

Marcha

É uma das mais importantes colecções de BD alguma vez publicadas em Portugal. Chama-se Tsuru, criada pela Devir, para publicar autores japoneses clássicos e contemporâneos inovadores, reconhecidos pela sua contribuição para a arte da banda desenhada e também, para a cultura japonesa.

Lançaram um novo volume o ano passado, repetindo o autor Shigeru Mizuki (1922-2015) com este Marcha para a Morte (tit. orig. Souin Gyokusai seyo!) – o volume anterior era o Nonnonbatambém de sua autoria.

Dizem: é um relato semi-autobiográfico das semanas finais desesperadas de uma unidade de infantaria japonesa no final da Segunda Guerra Mundial, com base na experiência do autor. A narrativa poderosa e pungente traduz de forma compassiva as circunstâncias difíceis e caóticas, numa declaração de Mizuki contra a futilidade da guerra e a estupidez da mentalidade militar.

Mizuki sofreu na pele a Segunda Guerra Mundial, servindo a Exército Imperial em 1942, numa ilha do Pacífico onde contraiu malária, viu a morte dos seus camaradas de armas e perdeu o seu braço esquerdo com um bombardeamento aéreo. Terá o autor ressentimentos políticos por estes factos? Investigações na ‘net dizem que sim, dizem que o autor tornou-se pacifista…

Deixe um comentário

Filed under acervo da bedeteca, bd estrangeira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s