O Pesadelo de Obi

22d32816-8c9c-4ff3-9247-2b17aa39fe75

Amanhã, às 18h30, no espaço TodoMundo será lançado o livro O Pesadelo de Obi, uma BD da Guiné Equatorial, de Chino, Tenso Tenso e Ramón Esono Ebalé.

O Pesadelo de Obi foi elaborado por Ramón Esono Ebalé e por dois companheiros sob pseudónimo. A sátira pungente ao regime de Obiang, apesar de proibida, correu a Guiné Equatorial de mão em mão e Esono Ebalé foi preso. A situação ganhou dimensão internacional e o autor foi libertado após longos meses numa das mais violentas prisões africanas.

O Pesadelo de Obi é uma BD onde se narram, em tom humorístico, as desventuras de uma personagem, uma representação de Obiang, que uma manhã acorda convertido num guineense normal, vítima da miséria e da opressão da sua própria ditadura.

Este «artefacto proibido» foi traduzido agora para português, e é publicado pela Tigre de Papel, com o mesmo objectivo com que foi lançado originalmente na Guiné Equatorial: chamar a atenção para a realidade do actual regime deste país da CPLP.

Para potenciar o debate estarão presentes a ex-eurodeputada Ana Gomes, a jornalista Bárbara Reis e a eurodeputada Marisa Matias. Terão a companhia de um dos promotores da iniciativa em Portugal, Frederico Pinheiro. O autor Ramón Esono Ebalé participará na sessão via Skype.

Deixe um comentário

Filed under acontecimentos, bd estrangeira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s