Massacre!!

Massacre

Rumores dizem que o Clube do Inferno desapareceu (snif!) e que agora passou a chamar-se de Massacre – que horror!! Ao que parece os elementos deste grupo organizado são André Pereira, Hetamoé e Mao. Lançam-se com uma exposição – Loot Box – que inaugura HOJE, às 17h, na Biblioteca da FCT NOVA (Monte de Caparica). Fica patente até ao final de Fevereiro.

Entretanto eis mais informação que nos chegou: a exposição (…) transpõe a ideia de “narrativa gráfica” para meios como o desenho, vídeo e a instalação, em trabalhos concebidos especialmente para a Biblioteca FCT NOVA.

Na indústria dos videojogos, o termo “loot box” (“caixa de saque”) denomina sistemas de sorteio — aleatório, como uma saqueta de cromos — para obtenção de itens ou bónus de desempenho virtuais. São “tesouro” que se descobre ou com o qual se é recompensado após a conclusão de um objectivo, numa lógica que remonta aos roleplaying games como Dungeons & Dragons, promovendo o saque dos inimigos e profanação de cadáveres. Apesar da recontextualização do termo nos jogos online actuais, a causalidade “ao vencedor, os despojos” mantém-se na etimologia do nome. Recentemente, as loot boxes têm sido alvo de escrutínio pela forma como monetizam certos aspectos do jogo, criando sistemas de pay to win em que os jogadores dependem de um investimento financeiro real para progredir virtualmente.

A exposição expande o conceito de loot box enquanto modelo alargado que, além do seu conteúdo explícito e funcional, encerra formas de pensar inerentes às ideologias extractivistas responsáveis pela ruptura ambiental no Antropocénico. “Gamificada”, a economia descobre um novo mercado que, pelas suas características formais e estéticas, parece cumprir um sonho de crescimento interminável.

Deixe um comentário

Filed under acontecimentos, bd portuguesa, outros media

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s