3 Finlandesas

São três livros de autoras finlandesas que aparecem na Bedeteca de Lisboa assim de repente e com os quais ficamos a reflectir que a Finlândia e a Suécia devem ser os países mais equalitários no que toca à criação bedéfila.

A Cow’s Dream de Terhi Ekebom – autora que esteve presente no Salão Lisboa 2005 – é uma parábola melancólica e quase moralista que divide a Humanidade entre vacas e renas. O estilo gráfico lembra outros tempos de Miguel Rocha e os tempos de agora da Nina Bunjevac

Paimen / The Shepherd de Anna Sailamaa é um “slice-of-life” de um jovem lapão que encontra um cisne morto. Belos desenhos e bela edição da extinta Huuda Huuda.

Taksi Kurdistaniin : Reppumatkasarjakuvia Lähi-idästä de Aino Sutinen, publicado pela Asema, trata da viagem solitária da autora pela Turquia, Síria, Iraque, Irão e Azerbaijão em 2008 – já soa a outro universo! Num simpático formato A5 com inclusão de algumas fotografias, Sutinen conta as suas (des)aventuras por aquelas terras de forma um tanto ou quanto “naíf” e distante não deixando de ser curiosa saber que uma mulher ocidental avançou por ali afora.

Todos os livros são redigidos em inglês ou tem legendas em inglês.

Deixe um comentário

Filed under acervo da bedeteca, bd estrangeira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s