Vulva na Bertrand

8f4954c983d648419aca1433400bf42c

O ano passado a Bedeteca de Lisboa recebeu o tão aclamado livro Fruit of Knowledge da sueca Liv Strömquist, cujo o subtítulo nos emociona: The Vulva vs. Patriarchy!

Foi com um misto de sentimentos que lê-mos este livro, se a informação é de combate como se fosse um manifesto contra os abusos do patriarcado sobre o corpo feminino – e em especial uma certa parte do corpo! – por outro como Banda Desenhada é terrível: redundante na relação texto / imagem, sempre com a mesma representação naíf da autora inerte, para além da falta de emoção ao ponto de parecer um mau programa de TV (espera, não são todos os programas de TV maus?). Doí que um tema tão importante (composto por verdadeiros crimes contra a Humanidade!) seja tão mal representado – mais vale voltar às Destemidas. Como escrevia Katja Štesl na resenha crítica na Stripburger #73: it’s a good book but a bad comic. Ou como alguém já disse várias vezes: Swedish Comix sucks!

Adivinhem o que aconteceu entretanto? Os bimbos da Bertrand editaram em Portugal mantendo a tradição de se publicar BD em Portugal só por causa dos “temas sérios” e não pela sua arte.

Deixe um comentário

Filed under acervo da bedeteca, bd estrangeira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s