Não é BD, estúpido! É Novela Gráfica!

Desde de 2020 que não havia a colecção Novela Gráfica, parceria da Levoir e do jornal Público mas parece que começou a semana passada a sua triste caminhada. Se já vendiam gato por lebre com nobres excepções, agora é mesmo sem vergonha até ao ponto de admitirem no seu anúncio:

É isto a “novela gráfica”: o melhor da literatura e da ilustração!? O “melhor da literatura” é claro a verdadeira Literatura adaptada para BD porque não há escritores de BD que escrevam coisas de jeito. O “melhor da ilustração” é porque não há artistas gráficos originais que consigam fazer mais do que ilustrar um texto…

Entre mais adaptações e álbuns de BD franco-belgas há nomes que despertam curiosidade como os dos espanhóis Bartolome Seguí e Felipe Hernández Cava, dos iranianos Mana Neyestani e Shaghayegh Moazzami (por só conhecermos daquele país a Satrapi) – e a coreana Keum Suk Gendry-Kim porque A Batalha já escreveu sobre o seu livro Grass.

Ponto positivo deste ano, há mais uns livros de autoras/ mulheres, é uma coleção menos “festa da mangueira” que o habitual! Autores portugueses: zero. Não existem, não interessam…

Deixe um comentário

Filed under bd estrangeira, mercado

Deixe um comentário