!?

Somos um casal de utilizadores anónimos e preocupados com a Bedeteca de Lisboa… e basta saber isto.

A Bedeteca de Lisboa é uma instituição pública gerida pela Junta de Freguesia dos Olivais, embora tenha sido criada pela Câmara Municipal de Lisboa e o seu acervo seja também da Câmara (?). A Bedeteca pertence à Rede de Bibliotecas de Lisboa.

A instituição teve um enorme impacto na banda desenhada portuguesa, sobretudo desde a sua fundação em 1996 e a saída do seu primeiro director, João Paulo Cotrim, em 2002. Sucedeu Rosa Barreto que saiu em 2010 sem ter sido substituída. A equipa da Bedeteca foi fragmentada pelos departamentos da CML restando dois funcionários a cuidarem da biblioteca propriamente dita. O site de referência, www.bedeteca.com, está inactivo desde Março 2011.

Preocupados com o que possa vir a acontecer com o enorme acervo de livros, álbuns, revistas, jornais e fanzines de BD, decidimos criar este blogue para:

1) dar a conhecer a colecção da Bedeteca de Lisboa, equipamento singular no que respeita a bibliotecas e arquivos;

2) registar a entrada de fanzines, zines, livros de autor e outra “micro-edição” para dar a conhecer o valor desta colecção única em Portugal;

3) manter um “portal” de informação de BD portuguesa (e internacional) dada à falta de coerência, pertinência e continuidade dos outros sítios em linha.

 

A Bedeteca de Lisboa fica no Palácio do Contador-Mor, Rua Cidade do Lobito, nos Olivais; e ainda têm telefone: 21 850 71 00.

One response to “!?

  1. olá malta, será possível partilharem o vosso mail? Gostaria de vos enviar informação acerca de um festival de fanzines que estamos a procurar implementar no Porto e se tiverem a gentileza de divulgar é super! 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s