João Carlos & José de Lemos

Chegaram à Bedeteca de Lisboa os belíssimos monográficos dedicados aos artistas João Carlos (1899-1960) e José de Lemos (1910-95), publicados pela Arranha-Céus sob a batuta de Jorge Silva.

João Carlos é apenas metade de uma personagem complexa, mestre de muitas artes e ofícios. Assinando com os apelidos Celestino Gomes, é poeta, prosador e ensaísta, e também divulgador científico, na rádio, televisão e jornais, associado à sua profissão de médico higienista. Assinando João Carlos, pinta, ilustra e entalha a madeira. Eternamente enamorado por Ílhavo, onde nasce em 1899, conta e pinta a gesta heroica da comunidade piscatória e grafa a sua pitoresca linguagem. O traço sinuoso e preciso, a ausência de perspetiva e a ornamentação onírica e orientalizante que encontramos na sua produção gráfica são todo um programa de arte e vida do artista prolífico que espalha tinta-da-china em folclóricos quadros para revistas e jornais, glosa as peripécias da história da Medicina em propaganda de laboratórios farmacêuticos e se devota à dramática biografia de santos e messias em livros e fascículos colecionáveis. Espiritual e humanista, fascinado pela gravura do japonês Hokusai, os Primitivos de Quatrocentos, as artes bizantina e oriental, e pelos XX Dessins do pintor Amadeo de Sousa Cardoso, João Carlos constrói, no seu horror ao vazio, uma emocionante epopeia gráfica, à margem do modernismo oficial e estilizado da «Política do Espírito» do Estado Novo. Falece em Lisboa em 1960.

José de Lemos é um caso à parte na multidão de génios da ilustração portuguesa do século XX. O seu traço modernista, de altos contrastes, não terá mestre nem discípulos. A literatura para crianças e o vespertino Diário Popular marcarão a sua vida e obra. Sob o signo do absurdo, sua criação literária e gráfica para crianças cristaliza-se em livros da editora Ática, ao longo dos anos quarenta e cinquenta, negando o naturalismo, a paródia cartoonesca e os valores morais e pedagógicos do Estado Novo. Cumprirá integralmente os 49 anos do Diário Popular, cujo primeiro número se publica em setembro de 1942. Lemos ilustra generosamente todo o jornal, mas dois suplementos, o Volta ao Mundo e o Sábado Popular, criados nos anos 50, revelarão a excelência da obra gráfica do artista, em ilustrações a tinta da china ou guache, aos quais aplicará tramas fotomecânicas coloridas. Riso Amarelo, a mais célebre rubrica de Lemos, aparece em 1965 e acompanhará o jornal até à derradeira saída das rotativas, em 28 de setembro de 1991. O Riso será o retrato lisboeta do país e do conformismo cívico dos últimos anos da ditadura. A sua interminável galeria de tipos humanos vale um ensaio antropológico e social, num diálogo magistral entre a linha e a mancha.

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