Monthly Archives: Dezembro 2025

Caras de Cu à Paisana 2025

Bem sabemos que devíamos estar a divulgar o pior livro de 2025 – e houve muitos graças às Iguanas e afins mas 2025 foi o ano de reabertura da Bedeteca de Lisboa e isso tem de ser celebrado, até porque pró ano fará 30 de existência. E que existência! Foi do mais importante que aconteceu em Portugal no que se relaciona com Banda Desenhada. Tão alta que foi foi a sua missão que teve de cumprir o desejo alquimista do que vai acima também tem de vir abaixo, e o equipamento progressivamente abandonado pela CML desde 2006, nunca atingiu nível tão baixo como este ano que passou.

Reabriu finalmente é verdade… mas torta!

Felizmente o projecto de puta e o seu ex-pénis bazaram, a custo, o porteiro que eles próprios elegeram teve de barrá-los pelo que se ouve dos rumores. Pensavam que iam ficar a meter nojo o resto da vida. Espertos que eram até compraram a Fernanda Fragateiro por um punhado de Euros para legitimar sabe-se lá que pimbaria viria a seguir na sua programação.

Sabe-se que em Portugal, há casais divorciados para fugir ao fisco ou pelo menos, quando a coisa der para o torto, pelo menos só um é que paga as multas ou vai de cana – não vá a prole ficar sem pais e/ou sustento. Será um imbróglio perceber se é “Stuart” ou o seu ex-Cabrita que deverá pagar o rastro de destruição que deixaram no Palácio do Contador-Mor.

Três anos de obras e milhões de Euros pela CML, geridos pela JFO, foram gastos para deixar o edifício tão disfuncional como em 2021 – ou até pior, como se vê na falta de estantes e má colocação espacial das mesmas nas três salas da Bedeteca. Alguém terá de ser responsabilizado na JFO, até porque esta até já está habituada à PJ a fazer-lhe buscas à sede – é uma tradição anual como é certo que se fará festa esta noite!

Que a Bedeteca de Lisboa e os seus leitores tenham um ano melhor em 2026!

Bom Ano Novo!

Deixe um comentário

Filed under obituário

2000 & Moore

A 2000 AD – ou melhor, a editora Rebellion – prepara para Abril do próximo ano um tijolo compilatório da obra completa de Alan Moore na icónica revista inglesa. O que vai ser reeditado são as primeiras BDs profissionais de Moore incluindo as séries Future Shock – que em Portugal tivemos a hipótese de ler quando era distribuída a revista brasileira do Judge Dredd.

Deixe um comentário

Filed under bd estrangeira

BoB

Faleceu hoje a actriz francesa Brigitte Bardot, símbolo sexual dos anos 50 e 60, ao ponto de inspirar algumas personagens de BD como a Barbarella – embora no filme adaptado do seu ex-marido Roger Vadim quem interpretou a erótica cosmonauta foi Jane Fonda – ou a Colombe Tiredaile da série Olivier Rameau (imagem). De resto, BB foi uma pessoa triturada pela sociedade do espectáculo, acabando a vida como defensora dos animais, rosnando tiradas xenófobas.

Deixe um comentário

Filed under obituário

Sendero

Chegou à Bedeteca de Lisboa o livro Sendero Luminoso : história de uma guerra suja de Jesús Cossio, Luis Rossel e Alfredo Villar, que narra episódios sangrentos e chocantes da guerra tomou o Peru nos anos 1980, fazendo vítimas tanto no campo quanto nas cidades. As histórias vêm acompanhadas de comentários sobre o contexto histórico e político dos acontecimentos narrados.

Edição brasileira da importante Venetta.

Deixe um comentário

Filed under acervo da bedeteca, bd estrangeira

Pessoas que Desenham a Liberdade

Foi transmitida na RTP 2 (mas para quem não tem a caixa idiota pode ver na RTP Play) Pessoas que Desenham a Liberdade, uma série documental do artista António Jorge Gonçalves, em que acompanhamos dois artistas que usam o desenho como forma de escrita. Série documental de oito episódios em que acompanhamos dois artistas que usam o desenho como forma de escrita, celebrando e refletindo o mundo – na ilustração, no desenho editorial, na banda desenhada, nas artes plásticas ou em espectáculo. O contexto tem como referência Portugal, 50 anos depois do 25 de Abril e a Liberdade como ferramenta de trabalho.

Vamos encontrar artistas como André Carrilho (imagem), Alice Geirinhas, Francisco Vidal, Joana Mosi, Ana Biscaia, José Feitor, Nuno Saraiva, Ana Margarida Matos, João Fazenda, Amanda Baeza, Cristina Sampaio,…

PS – Destaque para a artista Baeza que não domina a língua portuguesa a 100% mas é ela que tem o discurso mais incisivo e compreensível.

Deixe um comentário

Filed under bd portuguesa, cartoon, cinema de animação, ilustração, outros media, referência

Será 2

Nesta estação de Inverno de 2025 regressa ao Storytellers, o projeto Será a caneta mais poderosa que a espada? publicado na secção de BD da edição portuguesa do jornal Le Monde Diplomatique.

Os autores destacados desta vez são RudolfoGonçalo DuarteAndré PereiraMaoRroze SelavyInês CóiasJúlia Barata e Mariana Pita em colaboração com João Marcelo. Desde Janeiro de 2019 que, em parceria com a Associação Chili Com Carne, o jornal desafia autores de BD a responderem com a sua arte narrativa à pergunta Será a caneta mais poderosa do que a espada?

Cada artista tem a sua interpretação, venha descobri-las no Parque Silva Porto em Benfica!

Deixe um comentário

Filed under acontecimentos, bd portuguesa, e-comix, press center

BIG cinco

Até ao final do ano acontece a BIGBienal de Ilustração de Guimarães, uma iniciativa da Câmara Municipal de Guimarães e a MOTOR – Produção Cultural, com o objetivo de dignificar o papel dos ilustradores no desenvolvimento cultural, no campo da edição, livros, revistas, jornais, cartazes, suportes clássicos de comunicação de massas e no domínio das novas tecnologias, aliado à referência de Guimarães, como território de reconhecido interesse nacional e internacional, no movimento de fomento de massa critica e na criação na área da ilustração.

No catálogo desta edição um destaque para os textos do Luís Afonso e o De William Blake ao Black Metal, apontamentos da evolução da BD independente de Marcos Farrajota – é bom ver a BD ingressar nestes eventos da “ilustração”.

Na Bedeteca de Lisboa encontram-se os catálogos dos anos anteriores.

Deixe um comentário

Filed under acervo da bedeteca, acontecimentos, cartoon, concursos, ilustração, referência